Importadas do site antigo

Projeto Fala sério! Não faça da sua vida uma droga é lançado na Escola Antônio Liberatto

19 de setembro de 2018


Curta e Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Na manhã de terça-feira, 18, foi lançado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Liberatto, o projeto “Fala sério! Não faça da sua vida uma droga”. 

Com alto índice de internações de adolescentes por uso de drogas em Santo Augusto e sendo a busca de alternativas para mudar esse cenário uma reivindicação da comunidade, principalmente a que participa das reuniões do Conselho Local de Saúde do ESF Zona Sul do bairro Santa Fé, o órgão promoveu em novembro do ano passado uma palestra sobre o assunto com o Mendigo Gato – ex-usuário de drogas, e a partir disso, surgiu à ideia de criar um projeto mais abrangente, focado diretamente nos adolescentes e com atividades periódicas, informou Janete Franco, presidente do Conselho. 

Nesse primeiro momento, o projeto “Fala sério! Não faça da sua vida uma droga” terá atividades somente nas escolas municipais, mas a pretensão é estender o mesmo a toda rede de ensino de Santo Augusto. 

Segundo a psicóloga Aline Mendonça, dados da Organização Mundial da Saúde – OMS mostram que adolescentes tem acesso a bebidas alcoólicas cada vez mais cedo, a partir dos 12 anos, e com ela despertam para outras drogas ilícitas. Diante disso, por meio de palestras e bate-papos, o objetivo será levar conhecimento aos adolescentes, para que eles se responsabilizem sobre seus atos, e saibam dos efeitos da droga no organismo e na vida social.

Nos encontros, os profissionais também pretendem falar sobre adolescência – período difícil, de descobertas, onde o adolescente não se reconhece mais como criança e também não se vê como adulto, e diante dessas incertezas, tende a adotar comportamentos inadequados para ser aceito em grupos, finalizou a psicóloga Aline. 

Coordenam o projeto Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Educação e Cultura, Núcleo de Apoio a Atenção Básica – NAAB e Conselho Local de Saúde do ESF Zona Sul. 

Os comentários estão desativados.

error: Conteúdo protegido !!!