Geral

Avança a vacinação contra a Gripe A

16 de março de 2010


Curta e Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Passada uma semana do início da estratégia nacional de imunização contra o vírus da Influenza A (H1N1), seguem as ações do Estado dentro da primeira etapa da campanha. Esta fase inicial, voltada para a vacinação dos profissionais da saúde envolvidos no combate direto à pandemia e aos indígenas aldeados, vai até esta sexta-feira, dia 19 de março. Na próxima semana será iniciada a segunda das cinco etapas.

Para este perído de imunização, as doses da vacina são repassadas pela Secretaria Estadual para os municípios, que são os responsáveis pela distribuição. Em paralelo, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) trabalha para a vacinação da população indígena. No Estado, a entidade atua com 34 equipes de saúde voltadas exclusivamente ao contato com os indígenas. São cerca de 430 profissionais, a metade destes índios, que recebem capacitação para estender o serviço nas comunidades e servir de tradutores nas visitas dos médicos, já que muitos aledados não falam o português.

A fase seguinte da estratégia nacional abrange mais três grupos prioritários apontados pelo Ministério da Saúde como os de maior risco de desenvolver doença grave ou evoluir para óbito. Até o dia 2 de abril, serão vacinadas as gestantes (em qualquer momento da gestação, mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha), crianças dos seis meses aos dois anos de idade (necessitam receber duas doses, a segunda 30 dias após a primeira) e os portadores de doênças crônicas até dos 60 anos. Os idosos que se enquadram neste último caso serão vacinados na quarta etapa (de 24 de abril até 7 de maio), durante campanha de vacinação contra a gripe sazonal.

Os comentários estão desativados.

error: Conteúdo protegido !!!