Geral

INTERESSANTE: A História do ex-gari que virou prefeito na região Celeiro

7 de outubro de 2016


Curta e Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O novo prefeito de Derrubadas, município do Noroeste do Estado, a 483km de Porto Alegre, teve uma ascensão no serviço público que chama a atenção: em pouco mais de 20 anos, foi de gari a comandante do Executivo em sua cidade.
 

Eleito no domingo passado com 70,56% dos votos, Alair Cemin, 47 anos, foi contratado em fevereiro de 1993, um mês depois da emancipação administrativa do município que pertencia a Tenente Portela, para atividades de serviços gerais: limpeza, capina, recolhimento de lixo e desentupimento de bueiros.
 

Um ano depois, fez concurso público para operador de máquinas. Dali, passou a acumular as funções de motorista de veículos pesados como trator, patrola, retroescavadeira e escavadeira hidráulica. Como foi agricultor até chegar ao trabalho municipal, tinha êxito nas atividades que exigiam força física. Nunca deixou de fazer serviço pesado. 

 

— Nunca teve trabalho que ele não fizesse, nunca teve medo de fazer nada — elogia a esposa, Mirian, 41 anos, merendeira de escola municipal que, garante, não vai abandonar a atual função, conciliando-a com as atividades de primeira-dama.
 

Em 2000, Alair foi eleito vereador pelo PMDB, com 173 votos. Nos últimos oito anos, foi vice-prefeito de Almir José Bagega (PMDB) e também acumulou as atribuições de secretário de Obras.

 

— Quando fui vereador, sempre continuei trabalhando como operador de máquinas. Ainda hoje, se faltou operador, eu vou lá e faço — conta.

 

No domingo, Alair derrotou a adversária, a professora Ana Valéria Gaviraghi Bidin (PP), com 1.764 votos contra 736.

 

— Nunca tive ideia de que seria vereador, vice-prefeito e prefeito, mas o povo quis assim. Quando era agricultor e via uma patrola passar, corria atrás. Não imaginava nem que eu seria operador de máquinas, que dirá prefeito — comenta Alair.

 

Fonte: Diário Gaúcho – Jeniffer Gularte 
Postado Por: Ed Júnior

Os comentários estão desativados.

error: Conteúdo protegido !!!