Santo Augusto lança censo para identificar os trabalhadores da cultura do municÃpio
Este processo objetiva otimizar a elaboração de projetos, polÃticas públicas, leis, emendas parlamentares e obtenção de recursos direcionados para os segmentos culturais nas esferas estadual e federal.
08/12/2021 15:20 por Maira Kempf

A Prefeitura Municipal de Santo Augusto deseja saber quem são e onde estão aqueles que produzem arte e cultura no município. Para isso, foi lançado o Censo Cultural 2021, um catálogo constante, de fácil acesso, que vai listar os produtores culturais.
Este processo objetiva otimizar a elaboração de projetos, políticas públicas, leis, emendas parlamentares e obtenção de recursos direcionados para os segmentos culturais nas esferas estadual e federal. As informações prestadas também serão utilizadas para fins de pesquisa e levantamento de dados que embasarão as políticas públicas no município.
Reconhece-se a cultura como um importante instrumento de cidadania, sendo para isso necessário criar estratégias, processos e mecanismos que viabilizem sua implementação. De acordo com a professora Dorotéa Schaeffer, Coordenadora de Cultura e Turismo, “a participação do município no Sistema Nacional de Cultura com efetividade nos três níveis de gestão pública da área da cultura, federal, estadual e municipal, amplia a possibilidade de acesso às políticas continuadas de inclusão cultural e inovação no setor público.”
Se você é trabalhador da área da cultura e atua com artes cênicas, artes plásticas, artesanato, audiovisual, circo, cultura popular, dança, fotografia, pintura, literatura, mídias, cultura tradicionalista, música ou patrimônio cultural, pode se inscrever no Censo Cultural 2021, no link https://santoaugusto.rs.gov.br/censo-cultural-2021-2/. O cadastro é um dos pré-requisitos para os interessados participarem das políticas culturais de Santo Augusto.
“O Censo Cultural é um importante passo para a transparência da gestão e a democratização das políticas culturais, já que o seu objetivo é identificar e mapear os trabalhadores da cultura do município”, destaca Renato Pereira, escritor e vice-presidente da Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul.
Caso tenha alguma dúvida, acesse o documento com a definição dos segmentos culturais, disponível no mesmo endereço.
Prefeitura de Santo Augusto
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.