Início Notícia Voltar

Ainda sob influência do La Niña, RS deve ter pouca chuva e temperaturas altas em março

Exceção deve ser a região do Extremo Sul, a única que deverá ter chuva dentro do esperado para o mês no Estado

01/03/2022 08:35 por Maira Kempf


CapaNoticia

Foto: Maira Kempf


 

O mês que marca a chegada do outono, estação característica pelas quedas de temperatura na região Sul do país, ainda terá dias de calor e de pouca chuva no Rio Grande do Sul. De acordo com a Climatempo, março dever ter chuva irregular e abaixo da média, e as temperaturas seguirão altas, especialmente nas regiões que fazem fronteira com a  Argentina e com o Uruguai.

Isso porque o Rio Grande do Sul ainda se encontra sob efeito do resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico, ou seja, o La Niña. Esse fenômeno modifica o padrão de circulação dos ventos, impactando no padrão de chuva e temperatura da região Sul. Segundo a meteorologista da Climatempo Daniela Freitas, com o fim do verão se aproximando, a tendência é de que o resfriamento das águas comece a enfraquecer, mas os efeitos ainda poderão ser sentidos pelos gaúchos.

Por conta disso, em março, grande parte do Rio Grande do Sul deverá ter pancadas de chuvas isoladas e irregulares, divididas entre janelas de tempo firme, fazendo com que o mês feche com volume de chuva abaixo da média mais uma vez. A exceção é o Extremo Sul, que deve ter chuva dentro do esperado.  

— Vai ter períodos de pancadas irregulares, mas vão estar intercaladas com grandes janelas de tempo firme, o que é insuficiente para a recuperação das lavouras. A tendência, de um modo geral, é essa, chuva abaixo da média. Com exceção do Extremo Sul que, por influencia de troca de umidade vinda do mar, terá um pouco mais de chuva persistente — explica Daniela.

Calor

Os modelos meteorológicos indicam que as temperaturas seguirão altas, sobretudo na Região Central, na Fronteira Oeste e em parte da região Noroeste, que deverão registrar temperaturas entre 1ºC a 2ºC mais altas do que o normal. Em Uruguaiana, por exemplo, que tem temperatura média máxima de 29,3°C para esta época do ano, pode chegar a 31,9ºC. De acordo com Daniela, esse fenômeno está diretamente associado à baixa de chuva. 

Por outro lado, na Campanha, Extremo Sul, LitoralNorteSerra e Região Metropolitana, a tendência é de que as  temperaturas fiquem na média, fazendo calor, mas dentro do esperado para a época. Em Porto Alegre, a temperatura média máxima para março é de 29,1ºC. Já em Torres, é de 26,9ºC.   

Primeiros dias do mês

De acordo com a Climatempo, há alerta de temporal para a primeira semana de março. As instabilidades avançam mais sobre áreas do Norte, e a chuva forte se concentra principalmente sobre as regiões mais próximas a Santa Catarina

Conforme a frente fria avança, a massa de ar seco volta atuar a partir de terça-feira (1º), e deixa o tempo firme no Sul do Estado, pelo menos até o fim desta semana. Na Capital e nas demais áreas, ainda haverá períodos de chuva, com risco de raios e rajadas de vento.

No primeiro dia de março, Porto Alegre deverá ter chuvas intercaladas, com mínima de 22°C e máxima de 27°C.  A máxima prevista é para Vicente Dutra, no Norte, que pode marcar 34°C.

Gaúcha ZH



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Querência Brasileira

Ouça aqui

91.5 FM

Bailando com a 91
89.7
91.5