Professor do IFFar Campus Santo Augusto lança livro sobre racismo
A obra é fruto da dissertação de Mestrado desenvolvida por Orson, tendo como referência a análise do filme “Também somo irmãos”
27/04/2022 11:03 por Maira Kempf

Foto: Divulgação
O professor de história do IFFar – Campus Santo Augusto, Orson Soares, realizou na tarde de sábado, 23 de abril, na livraria Taverna em Porto Alegre, o lançamento do seu livro “A bondade do branco: olhar da branquitude sobre a questão racial no filme !Também somos irmãos".
O professor Orson Soares é Doutorando em História (UFRGS), Mestre em História (UFRGS) e Pós-graduado em História e Cultura Afro-brasileira pela Universidade Cândido Mendes (RJ). É escritor e pesquisador e atua junto aos movimentos sociais e entidades do movimento negro, realizando formação de professores. É um dos fundadores do Coletivo Fanon para promoção dos estudos afro-asiáticos, como também no combate ao racismo na educação.

A obra é fruto da dissertação de Mestrado desenvolvida por Orson, tendo como referência a análise do filme “Também somo irmãos”, oferece aos leitores um estudo feito pelo autor, a partir do prisma teórico-metodológico dos Estudos Críticos, sobre a Branquitude, o olhar branco de seus realizadores.
O autor reconstitui o contexto sócio-histórico em que se desenvolveu a ideologia da democracia racial no Brasil, de maneira que na cinematografia as desigualdades vindas do período da escravidão eram minimizadas a favor do ideário nacional, ou mesmo desconfiguradas, através da imagem ilustrada de um negro rebelde, avesso ao modelo de comportamento esperado das pessoas negras em ascensão social.
Assessoria de Comunicação IFFar
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.