Início Notícia Voltar

Idosos maiores de 70 anos podem receber segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19

Estudos mostraram que essa estratégia aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação

04/05/2022 09:28 por Maira Kempf


CapaNoticia

Foto: Myke Sena/MS


 

O Ministério da Saúde publicou na segunda-feira (2) uma Nota Técnica que recomenda a aplicação de uma segunda dose de reforço contra a Covid-19 para idosos acima de 70 anos. A recomendação é indicada também para pessoas acima de 60 anos que vivem em instituições permanentes.

Segundo a orientação da pasta, deve ser utilizado, preferencialmente, o imunizante da Pfizer quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço. De maneira alternativa, podem ser usadas as vacinas da Janssen ou AstraZeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente.

Até então, a segunda dose de reforço era recomendada apenas para idosos acima de 80 anos. Estudos mostraram que essa estratégia aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação. Com a nova recomendação, esta etapa da campanha passa a ter público-alvo de pouco mais de 14 milhões de brasileiros.

Para que a logística de vacinação aconteça, estados e municípios devem seguir a nova orientação de acordo com a disponibilidade de doses. Para isso, devem ser priorizadas as faixas etárias mais avançadas, com 90 anos de idade ou mais, seguida de 80 a 89 anos e assim sucessivamente, até que todos os idosos sejam contemplados com o segundo reforço.

No Rio Grande do Sul, a Secretaria de Saúde informou que os municípios podem começar a vacinar com a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19, a partir desta quarta-feira (03/05), os idosos acima de 70 anos e também os idosos institucionalizados a partir de 60 anos.

“Estamos ampliando seguindo as orientações do Ministério da Saúde, com objetivo de manter os baixos índices de casos graves e óbitos pela doença na faixa etária mais suscetível à pandemia”, falou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

 

 

 

 

 

Governo do Estado RS



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5