Modelo Cívico-Militar será implantado na Escola São João neste mês
Militar da reserva do Município de Ijuí já está trabalhando na Escola
13/06/2022 13:41 por Maira Kempf

Foto: Reprodução/ Prefeitura Santo Augusto
A partir do dia 30 de junho, será instalado em definitivo o modelo cívico-militar na Escola Municipal de Educação Fundamental São João, em Santo Augusto.
A confirmação da data foi feita pela secretária de educação e cultura, Eliane Paier, na sexta-feira, 10. Ela antecipou que no dia 30 será realizado um ato oficial com a presença do autor do projeto estadual das escolas cívico-militares, deputado Tenente Coronel Zucco (PSL), além de outras autoridades.
Na região, o Município de Três Passos foi o primeiro a iniciar as atividades de uma escola cívico-militar, também neste mês de junho. O referido projeto permite a utilização de servidores reservistas das corporações militares estaduais nas funções de monitor cívico-militar para o aprimoramento da aprendizagem dos alunos da rede pública municipal.
O projeto do Estado do Rio Grande do Sul tem intermédio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Secretaria de Educação. Segundo a Secretária Eliane, o diferencial é o apoio dos militares que estarão presentes no educandário, atuando como monitores com foco principalmente no aspecto da cidadania, organização, disciplina e segurança. O projeto pedagógico e administrativo da Escola será mantido, com algumas alterações no regimento interno.

A Escola São João atende em torno de 230 alunos. O projeto estipula um militar para cada 90 alunos, portanto, até três militares da reserva poderão atuar na instituição. No momento, somente um manifestou interesse. O Tenente Machado, do município de Ijuí, está trabalhando na Escola desde o dia 7 de junho.
À Rádio Querência, o Diretor Leandro Padilha destacou que a instalação do programa de escola cívico-militar objetiva uma melhora significativa nas questões de disciplina, resgate de valores e consequentemente melhora no índice de aprendizagem.
Atualmente, a função do monitor cívico-militar é receber os alunos, coloca-los em forma e acompanha-los na hora cívica e também nas atividades fora da sala de aula, explicou o diretor.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.