Início Notícia Voltar

Júri condena envolvidos nos homicídios de Siomar e Eduardo, popular Cavalinho

Duplo homicídio ocorreu em 2017, em Santo Augusto

02/12/2022 10:32 por redação


CapaNoticia

 

O Tribunal do Júri condenou Fernando Pereira Soares e Daniel da Veiga Faustino pelo duplo homicídio que vitimou Eduardo Rafael Nassif, 32 anos, popular cavalinho, e Siomar Alberto de Lima, 47 anos. Os crimes ocorreram em agosto de 2017 em Santo Augusto.

O Júri foi realizado na quinta-feira, 01, no Fórum de Santo Augusto.

Fernando e Daniel foram condenados pela prática dos crimes de associação criminosa armada com participação de adolescente, homicídio qualificado por motivo torpe e ocultação de cadáver. Fernando foi sentenciado a 19 anos, 11 meses e 15 dias. A condenação de Daniel da Veiga Faustino é de 20 anos, três meses e sete dias de reclusão. Ambos cumprirão a pena em regime inicial fechado.

O Júri foi presidido pelo Juiz de Direito Cristiano Alberto de Campos Maciel. Atuou como Promotor Eduardo Augusto Pohlmann. A defesa dos dois réus esteve a cargo da Defensoria Pública.

 


Relembre o caso - matéria publicada em 2017

A investigação referente ao duplo homicídio ocorrido em agosto de 2017, que vitimou Eduardo Rafael Nassif, 32 anos, e Siomar Alberto de Lima, 47 anos, concluiu que o crime foi praticado no dia 06 de agosto por duas pessoas: um homem, de 31 anos, e um adolescente, que reside na Região Metropolitana. 

A ordem para a execução partiu de um detento do Presídio Estadual de Montenegro, município distante a 391 km de Santo Augusto. Ele é santo-augustense, mas estava residindo há dois anos em Campo Bom, quando foi preso por tráfico de drogas em 2016. 

O mandante teria ordenado que Siomar fosse executado em virtude de dívidas de drogas. A Polícia Civil não conseguiu apurar o valor exato da dívida, que seria em torno de R$ 30 mil, proveniente de quando Siomar estava preso. Além dessa dívida, o que teria sido crucial para que o presidiário determinasse a morte de Siomar, foi por ele ter roubado, recentemente, uma quantia de drogas que pertencia ao traficante. 

Em Coletiva de Imprensa, o Delegado, Gustavo Fleury, informou que Siomar foi morto com, aproximadamente, 25 facadas, dentro da residência do suspeito, que vendia drogas a mando do presidiário. O ponto de drogas estava localizado na Rua Leopoldo Pommer. Depois de morto, o corpo foi levado para um matagal nos fundos da residência, onde foi carbonizado. 

Ainda de acordo com o Delegado, durante a investigação, concluiu-se que o alvo era Siomar. Eduardo, popular Cavalinho, foi morto porque estava junto de Siomar. Cavalinho teria sido retirado da residência com vida, levado até uma lavoura, nas proximidades do bairro Tiradentes, e sido executado com dois tiros na cabeça. Posteriormente, o executor retornou ao bairro Santo Antônio, para matar, junto com o segundo executor, Siomar. 

Questionado sobre o motivo que levou Siomar e Cavalinho até a residência do suspeito, Fleury disse que ambos eram “amigos” e costumavam se reunir nessa residência para consumir drogas. O Delegado acredita que Siomar não imaginava que pudesse ser morto em razão da sua dívida ou de que não sabia da relação dos executores com o mandante. 

A investigação da Polícia Civil concluiu que Eduardo e Siomar saíram juntos da casa de Eduardo, localizada no bairro Santo Antônio, no dia 06 de agosto, e foram até a residência do suspeito, no mesmo bairro. O local era um ponto de tráfico. 

Testemunhas afirmaram que ambos entraram na residência e não foram mais vistos. Na mesma noite, relatos de vizinhos apontaram que gritos de pedidos de socorro foram ouvidos, no entanto, nenhum tiro. 

Com base nisso, a Polícia acredita que Eduardo tenha sido retirado do local com vida, foi levado até a lavoura e executado. Testemunhas afirmaram terem ouvido tiros nas proximidades do local da execução. Ele foi encontrado morto no dia 11 de agosto, por populares. 

Como existia a suspeita de que o corpo de Siomar estivesse nas proximidades da residência, o Corpo de Bombeiros de Santa Maria foi acionado no dia 15 de agosto, e veio ao município com cachorros treinados para encontrar cadáveres. Os animais encontraram o corpo de Siomar, carbonizado, a cerca de 20 metros da residência do suspeito. 

O ponto chave para que a polícia elucidasse o duplo homicídio foi à apreensão do celular do proprietário da residência onde os crimes aconteceram. Nele, a polícia recuperou arquivos de áudios, que mostraram diálogos entre os executores e o mandante, afirmou o Delegado. 

 



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Manhã Máxima

Ouça aqui

91.5 FM

Show da Manhã
89.7
91.5