Início Notícia Voltar

Estiagem é pauta de reunião com Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar

A reunião tratou da pauta da FETAG para o governo federal, com o objetivo de amenizar os danos irreversíveis causados nas propriedades.

30/01/2023 08:57 por redação


CapaNoticia

Foto: Divulgação


 

A estiagem que vêm assolando o Rio Grande do Sul pelo terceiro ano consecutivo foi pauta da reunião com o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Luiz Paulo Teixeira Ferreira, na tarde de sexta-feira (27/01), por videoconferência.

A agenda solicitada pela Fetag-RS e viabilizada pelo Deputado Federal Elvino Bohn Gass, contou com a participação da direção da federação e dos(as) Coordenadores(as) das 23 Regionais Sindicais. A reunião tratou da pauta da Federação para o governo federal, com o objetivo de amenizar os danos irreversíveis causados nas propriedades.

A Federação afirma que as perdas são variáveis de região para região, visto que as chuvas são esparsas, não sendo possível calcular o percentual comum para o estado, mas já é registrado perdas de 100% em lavouras de milho grão e silagem. O que mais preocupa é a falta de água potável para consumo humano e animal, pois os rios, reservatórios e vertentes estão sendo afetados pela falta de chuva. Segundo dados da Defesa Civil, 207  municípios noticiaram situação de emergência, destes 173 estão decretados, 92 com homologação pelo Estado e 57 com reconhecimento federal.

Neste cenário alarmante a Fetag-RS solicitou ao Ministério ações urgentes no que tange:

– Recurso para equalizar a prorrogação das operações de Pronaf custeio e de Pronaf investimento vencidas e vincendas no período de 01 de janeiro a 31 de julho de 2023;

– Rebate de 35% sobre a parcela vencida ou vincenda aos agricultores que irão liquidar dentro do cronograma de reembolso no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2023.

– Linha de crédito emergencial, com teto de financiamento de até R$50 mil por mutuário, prazo de reembolso de até 10 anos e bônus de adimplência de 30% para a reestruturação produtiva das propriedades, e ;

– Fortalecimento dos estoques de milho e subsídio de 30% para o produtor adquirir o produto nos armazéns credenciados através da CONAB-ProVB.

O Ministro ressaltou que o tema está sendo discutido no governo e os Ministérios do Desenvolvimento Social, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e Casa Civil estarão dialogando para uma breve resposta à pauta da Fetag. Segundo Teixeira, acredita que em duas semanas já terá alguma resposta para a estiagem no estado. E ainda, reitera que deverá haver uma ação conjunta entre governo federal e estadual para que tenham efetividade. O Secretário de Agricultura Familiar ficará de interlocutor da pauta entre a Fetag-RS e o Governo para ajustar as demandas.

Para o presidente da Fetag-RS “são três anos de perdas, três anos consecutivos que a agricultura sofre os impactos da estiagem. Além de medidas emergenciais, é urgente que o governo federal e estadual executem políticas públicas para mitigar os efeitos e preparar as propriedades para estes estados de calamidade. A Fetag-RS não descansará até que os agricultores e pecuaristas familiares tenham, no mínimo, seus prejuízos amenizados. Quem perde não é só o agricultor, quem perde é a sociedade, seja de forma direta ou indireta”.

FETAG



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Amanhecer na Querência

Ouça aqui

91.5 FM

Amanhecer na Querência
89.7
91.5