Início Notícia Voltar

Vacinação da gripe| Integrantes dos grupos prioritários podem se vacinar nas UBS de Santo Augusto

Com exceção da Unidade de Saúde do bairro São João, todas as demais tem doses da vacina

25/03/2024 14:03 por redação


CapaNoticia

Foto: Adriano Martins


 

 

A campanha de vacinação contra a gripe começou oficialmente, nesta segunda-feira (25) no Rio Grande do Sul. Nesta primeira etapa, o imunizante está disponibilizado para os grupos prioritários, estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Ao todo, 480 mil doses foram destinadas para o Estado.

O objetivo é reduzir as complicações e a mortalidade pelo vírus influenza, desse modo, é importante saber que a vacina não impede a contaminação pelo vírus, mas reduz as complicações decorrentes dela. 

Em Santo Augusto, a vacina já está disponível nas unidades de saúde, com excessão da UBS do bairro São João, os usuários deste local devem se dirigir a unidade do bairro Santo Antônio. No ano passado, em torno de mil doses da vacina da gripe foram colocadas fora no Município, devido a baixa procura pelas doses. Por isso, é importante que os integrantes dos grupos prioritários procurem suas unidades de saúde de referência, para garantir a imunização.

De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha de vacinação contra a gripe encerra no dia 31 de maio. O Dia D da Vacinação está programado para 13 de abril.

Fazem parte dos grupos prioritários:

Crianças (a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade)

Trabalhadores de saúde

Gestantes

Puérperas

Professores de todos os níveis

Povos indígenas

Idosos com 60 anos ou mais de idade

Profissionais das forças de segurança e salvamento

Pessoas com doenças crônicas

Caminhoneiros

Lembrando que as pessoas que apresentam sinais e sintomas de gripe, principalmente febre, devem esperar a melhora do quadro de saúde para receber a vacina da influenza.

Em entrevista à Rádio Querência, representando a Secretaria Municipal de Saúde, a enfermeira Patrícia Polo e a coordenadora Ana Laura Pizolotto esclareceram dúvidas e explicaram como será o andamento da campanha em Santo Augusto. Ouça abaixo:

 



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5