Início Notícia Voltar

FETAG-RS aprova mobilizações por tempo indeterminado em defesa dos agricultores e pecuaristas familiares

Apesar de diversas tentativas de diálogo, os trabalhadores rurais afirmam que não houve avanços concretos nas medidas emergenciais necessárias. Por isso, a Assembleia definiu o início das mobilizações para o dia 13 de maio

30/04/2025 07:24 por Maira kempf


CapaNoticia

Assembleia ordinária da Fetag, com participação dos 312 sindicatos filiados à entidade, decidiu pela realização de manifestações | Foto: Camila dos Santos / Fetag-RS / CP


 

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS) realizou, nesta terça-feira (29/04), em Porto Alegre, sua Assembleia Geral, reunindo 312 representantes sindicais de todo o estado. Um dos principais encaminhamentos do encontro foi a aprovação, por unanimidade, de mobilizações em resposta à ausência de ações efetivas do governo federal frente às demandas de agricultores e pecuaristas familiares impactados por eventos climáticos extremos nos últimos anos.

Apesar de diversas tentativas de diálogo, os trabalhadores rurais afirmam que não houve avanços concretos nas medidas emergenciais necessárias. Por isso, a Assembleia definiu o início das mobilizações para o dia 13 de maio, em Porto Alegre, com duração indeterminada, como forma de pressionar por respostas urgentes.

O presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, destacou que a decisão reflete o cansaço da base diante da falta de soluções:
“Tivemos a casa cheia, com representantes dos 312 sindicatos. A prestação de contas foi aprovada por unanimidade, assim como o retorno das mobilizações. Ninguém aguenta mais explicar ao agricultor e ao pecuarista familiar, lá na ponta, que nada mudou. Chegou a hora de irmos às ruas defender o nosso direito de continuar produzindo alimentos. E para isso, precisamos da participação de todos”, afirmou.

Durante a Assembleia, também foram aprovados o balanço financeiro, o relatório de atividades da FETAG-RS e o regimento do Congresso da entidade. Um dos momentos marcantes do encontro foi a homenagem à Dra. Jane Berwanger, que recebeu uma placa de reconhecimento pela sua atuação na defesa dos direitos dos trabalhadores rurais.

Outros temas em pauta incluíram a previdência social, o Plano Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), juventude rural, conferência de aposentados e os 40 anos da Comissão Estadual de Mulheres.

A aprovação das mobilizações representa uma nova fase da luta do movimento sindical rural gaúcho, que promete seguir mobilizado até que as reivindicações dos agricultores e pecuaristas familiares sejam atendidas.

Com informações da FETAG



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Programação terceirizada

Ouça aqui

91.5 FM

Tarde Máxima
89.7
91.5