Onde estão as árvores gigantes de erva-mate do Rio Grande do Sul?
Iniciativa visa identificar os maiores exemplares de diferentes espécies arbóreas nativas do Rio Grande do Sul, também consideradas estratégicas para a conservação da fauna silvestre
09/05/2025 14:22 por Maira kempf

Concurso também quer criar diferentes oportunidades para a erva-mate, árvore símbolo do Rio Grande do Sul. Fernando Dias / Ascom/Seapi
Por Ilvandro Barreto de Melo, coordenador da Câmara Setorial da Erva-mate do RS
Um concurso de abrangência estadual irá revelar o maior exemplar de erva-mate (Ilex paraguariensis), árvore símbolo do Estado gaúcho. Batizado como Concurso Árvores Gigantes do Rio Grande do Sul, a ação é uma iniciativa e tem a coordenação da Universidade de Passo Fundo (UPF).
O concurso visa identificar os maiores exemplares de diferentes espécies arbóreas nativas do Rio Grande do Sul, também consideradas estratégicas para a conservação da fauna silvestre.
Na primeira edição, no ano de 2023, a espécie em destaque foi a araucária (Araucária angustifólia), também conhecida como pinheiro brasileiro. O objetivo é resgatar a importância dos ambientes florestais e das espécies que compõem a biodiversidade da Mata Atlântica, bioma celebrado em 27 de maio.
A erva-mate, ao lado da araucária, é uma das grandes representantes deste bioma, sendo a sua principal espécie florestal não madeireira a fazer parte na vida de diversas espécies, integrando a economia, cultura, hábitos e costumes das pessoas. No aspecto ambiental interage com outras espécies da flora e fauna silvestre, numa relação harmônica de sobrevivência e simbiose.
O concurso, além destacar os maiores exemplares, também irá criar diferentes oportunidades para a erva-mate, que terá divulgação das suas propriedades e seus benefícios, bem como o seu significado no contexto ambiental, histórico, econômico, social, cultural e turístico para os gaúchos.
O lançamento oficial do concurso ocorreu durante Expodireto Cotrijal 2025, em Não-Me-Toque, por ocasião do 17° Fórum Florestal RS. Além de destacar a árvore de erva-mate gigante do estado, o Concurso Árvores Gigantes do Rio Grande do Sul destacará as árvores gigantes dos municípios e de cada um dos cinco Polos Ervateiros gaúchos.
Como se inscrever
A inscrição das árvores concorrentes deverá ser feita nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, até o dia 30 de junho. A divulgação da árvore gigante será em 21 de setembro de 2025, quando se comemora o Dia da Árvore.
Calendário do concurso
- Prazo de inscrições: até 30 de junho de 2025
- Encaminhamento das inscrições ao polo ervateiro regional: 15 de junho
- Encaminhamento da relação das 10 maiores árvores do polo ervateiro à coordenação do concurso: 1º de agosto
- Visita da coordenação estadual do concurso às 10 maiores árvores de cada polo ervateiro: 1º de agosto a 10 de setembro
- Divulgação do resultado final: 21 de setembro.
A comissão organizadora é liderada pela UPF e conta com:
- Laboratório de Manejo da Vida Silvestre (LAMVIS/UPF)
- Projeto Charão
- Câmara Setorial Estadual da Erva-mate
- Emater/RS-Ascar
- Instituto Brasileiro da Erva-mate (Ibramate)
- Prefeitura de Passo Fundo
- Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), através da Floresta Nacional de Passo Fundo (Flona)
- Cotrijal
- Coprel
- Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo
- Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi)
- Programa Gaúcho para Qualidade e Valorização da Erva-mate
- Sindicato das Indústrias do Mate do Estado do Rio Grande do Sul (Sindimate/RS)
- Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho (Apromate)
- Associação Celeiro e Missões de Amigos da Erva-Mate (Acema)
- Associação dos Produtores de Erva-Mate do Alto Uruguai Gaúcho (Aspemate)
- Associação dos Proprietários de Indústria e Produtores de Mate Alto Uruguai (Indumate)
- Associação de Produtores de Erva-Mate do Polo Ervateiro dos Vales (Aspemva)
- Fundomate
- Associação dos Amigos e Parceiros da Erva-Mate do Polo do Alto do Vale do Taquari (AA Erva-Mate).
Ilvandro Barreto de Melo é extensionista rural da Emater e coordenador da Câmara Setorial da Erva-mate do RS. Entre em contato pelo e-mail ibarreto@emater.tche.br.
GZH
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.