Início Notícia Voltar

Ação Inédita é vivenciada na saúde indígena

Tratou-se do lançamento de um Livro de Receitas Saudáveis, em linguagem Bilíngue, com 25 propostas diferentes de receitas

16/05/2025 15:12 por Maira kempf


CapaNoticia

Foto: Hospital Bom Pastor


 


No dia 13 de maio de 2025, na Terra Indígena do Inhacorá, foi vivenciada uma ação culminante e inédita com a comunidade indígena, no contexto do Plano de Metas e Ações do IAE-PI (Incentivo de Atenção Especializada aos Povos Indígenas), pela Associação Hospitalar Bom Pastor de Santo Augusto.

Tratou-se do lançamento do Livro de Receitas Saudáveis, ?mã t? Inhcorá ke ki v? Nén ? tág v? ?g m? há n? ag kanhgág m?, em linguagem Bilíngue, com 25 propostas diferentes de receitas, com produtos utilizados em sua cultura e de fácil acesso como milho, banana, mandioca. Receitas sem glúten, sem açúcar, receitas saudáveis e ao mesmo tempo saborosas. 
As receitas foram planejadas e escritas na língua portuguesa pela nutricionista do Hospital Rosiméri de Melo Radin Schraiber e auxiliares de cozinha da equipe de nutrição e dietética. Posterior a revisão, foram traduzidas na língua kaingang, pelas auxiliares administrativas do Hospital, Marieli Camargo Cipriano e Janine Miguel, bem como presidente do conselho da comunidade, professor Irani Miguel. 

A confecção e impressão do livro de receitas saudáveis foi uma ação do PMA – Plano de Metas e Ações da Saúde Indígena no contexto do II objetivo “Garantir dieta especial ajustada aos hábitos e restrições alimentares de cada etnia, sem prejuízo da observação do quadro clínico do paciente”. Ideia construída a partir do trabalho realizado, na especificidade da nutrição, do plano revisado e apresentado nas reuniões do GTSI – Grupo de Trabalho da Saúde Indígena, na intenção de integrar hábitos alimentares saudáveis, prevenção de doenças e desafio da atividade física, frente a comorbidades e diagnósticos comuns como obesidade, hipertensão, diabetes, pedra na vesícula, sedentarismo.

A ação prática do lançamento desta importante ferramenta contou com a participação do GTSI, integrado pela equipe do Hospital Bom Pastor, Secretaria Municipal de Saúde de São Valério do Sul, liderança indígena, Equipe de Saúde da Comunidade Indígena, Polo Guarita/DSEI-IS, ampliada com a parceria da Escola Estadual Marechal Cândido Rondon e Instituto Angelo Manhka Miguel.
Para o ato oficial, além de todos os parceiros do GTSI, estiveram presentes a vice-presidente da Associação Hospitalar Bom Pastor, Lisiane Almeida Philippsen, a diretora Marilei Andrighetto e equipe representativa do Hospital; o prefeito municipal de São Valério do Sul, Sr. Clóvis Padilha Taborda; a secretária municipal de saúde de Santo Augusto, Maristela Andrighetto Callai, representando a prefeita Lilian; a coordenadora adjunta da 17ª CRS, Janaína da Silva e assessora Roseli, Polo Guarita representado por Talvane Ribeiro, enfermeira Viviane, psicóloga Priscila e  nutricionista Marcos; cacique Adilson Policena.  

Para abrilhantar a tarde, ocorreu palestra com as nutricionistas Rosiméri Schraiber (Hospital) e Tania Budtinger (SMS São Valério do Sul), abordando a importância da cultura da alimentação saudável, com a demonstração em tempo real de três receitas do livro, pela equipe do setor de nutrição do Hospital, com degustação. Na sequência, as enfermeiras Janieli Tontini Hermann e Francieli Pretto Franco explanaram sobre a importância da prevenção da saúde e a alimentação saudável, nos diagnósticos de maior procura de tratamento. Também foi exposto pratos típicos por indígenas da comunidade, engajamentos dos agentes de saúde, com degustação. Encerrando com atividade física pelo orientador físico Érick (São Valério do Sul) e lanche preparado, fruto das receitas do livro.
Agradecemos o engajamento dos parceiros nesta vivência de mobilização pela mudança de hábitos alimentares, sendo o livro uma ferramenta para o trabalho cotidiano, por meio das instituições educacionais, da equipe de saúde, equipe do Hospital, liderança e comunidade indígena em geral.   

Agradecimento especial a toda comunidade indígena da Terra do Inhacorá pelo acolhimento, a comunidade escolar, diretoras Silvana e Diana e demais professores e funcionários, alunos e pais das escolas indígenas, autoridades, imprensa, bem como a equipe do Hospital Bom Pastor.

Fonte: Hospital Bom Pastor



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Gramofone

Ouça aqui

91.5 FM

Gramofone
89.7
91.5