Início Notícia Voltar

Tempo vira e semana deve ter marcas abaixo dos 20ºC no RS

Chuva que começa nas regiões Oeste e Sul se espalha pelo Estado na terça-feira (20), trazendo frente fria

19/05/2025 07:09 por Maira kempf


CapaNoticia

Foto: Mateus Bruxel


 

O veranico registrado ao longo da semana passada no Rio Grande do Sul está prestes a acabar. Com a frente fria que causou muita chuva na Argentina e já quebrou o bloqueio atmosférico em áreas mais ao oeste gaúcho, como as regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste, a instabilidade deve se espalhar pelo Estado e fazer o tempo virar: as temperaturas mínimas e máximas devem baixar gradualmente ao longo dos próximos dias.

Para esta segunda-feira (19), são esperadas mínimas de 10ºC nos municípios de Chuí, Pinheiro Machado e Jaguarão, no sul do RS. Já as máximas se concentram no Noroeste, nas cidades de Horizontina e Santo Ângelo, onde fará 28ºC. 

Já na terça-feira (20) deve fazer 9ºC em Pinheiro Machado e Canguçu e a temperatura não passará de 25ºC, registrada em lugares como São Luiz Gonzaga e São Borja. 

Na quarta-feira (21) as mínimas caem para 7ºC no sul do RS e as máximas seguem amenas, chegando a 25ºC em São Borja e 24ºC em Itaqui e São Luiz Gonzaga.

— Esse sistema (a frente fria) tem dificuldade para avançar e, por isso, é mais lento. Por isso, deve começar a avançar entre terça (20) e quarta-feira (21), quando começa a ingressar um ar frio um pouco mais forte no centro-sul do Rio Grande do Sul. Aí, o tempo estabiliza e as temperaturas caem mais — explica o meteorologista Murilo Lopes, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sinalizando que, entre quinta (22) e sexta-feira (23), a região da Campanha deve registrar temperaturas de cerca de 5ºC ao amanhecer.

Um frio mais intenso, entretanto, é esperado apenas para junho. Por enquanto, a expectativa é de amanhecer mais frio e temperatura amena durante o dia.

segunda-feira começa com chuva moderada nas regiões Nordeste, Metropolitana e Litoral Norte. À tarde a nova frente fria avança, provocando a formação de nuvens carregadas nas regiões Oeste e Sul, com previsão de pancadas de chuva, raios e trovoadas, com atenção especial para as cidades de Pelotas e Chuí. 

Durante a madrugada de terça-feira, a chuva se espalha pelas demais regiões. Há risco de temporais com raios e trovoadas em municípios como Santa Maria, Camaquã e Pelotas. Ao longo da manhã, as pancadas atingem Porto Alegre, Litoral Norte e Serra. À noite, a chuva se desloca, e áreas da Campanha já terão tempo firme.

No norte do RS, a instabilidade deve seguir na quarta e na quinta-feira. Entre sexta-feira e o fim de semana também pode haver chuva com vento forte em grande parte do território gaúcho.

GZH



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Manhã Máxima

Ouça aqui

91.5 FM

Show da Manhã
89.7
91.5