Início Notícia Voltar

Derrubadas tem caso suspeito de gripe aviária

Os casos em investigação foram inseridos nesta terça-feira (20) no painel de monitoramento do Mapa que atualiza dados da doença em tempo real.

21/05/2025 07:50 por Maira kempf


CapaNoticia

Foto: divulgação


 

Mais dois possíveis focos de gripe aviária no Rio Grande do Sul entraram no radar do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Uma suspeita foi registrada em aves silvestres, no município de Derrubadas. A outra suspeita é de contaminação de galinha doméstica em uma propriedade de subsistência na cidade de Triunfo, na Região Metropolitana.

Os casos em investigação foram inseridos nesta terça-feira (20) no painel de monitoramento do Mapa que atualiza dados da doença em tempo real.

Outro novo caso supeito, registrado no Pará, também está sob análise. Com isso, passou para sete o número de suspeitas de influenza aviária no país em análise pelo Serviço Veterinário Oficial.

Onde estão as suspeitas investigadas:

  1. Estância Velha (RS): galinhas domésticas
  2. Triunfo (RS): galinhas domésticas
  3. Derrubadas (RS): aves silvestres
  4. Ipumirim (SC): atividade comercial
  5. Salitre (CE): galinhas domésticas
  6. Aguiarnópolis (TO): atividade comercial
  7. Eldorado do Carajás (PA): galinhas domésticas

Na segunda (19), o Mapa descartou a detecção do vírus em outros três casos investigados, um deles também em Triunfo.

Os casos domésticos ou em aves silvestres não apresentam consequências para fins de mercado, como bloqueio de exportações, mas mantém os riscos quanto à disseminação do vírus.

Exame de funcionário de granja no RS descarta gripe aviária, diz Secretaria da Saúde

Foi descartada a suspeita de infecção por influenza aviária em um funcionário da granja em Montenegro, onde foi detectado um foco da doença entre as aves, segundo informou a Secretaria de Saúde do RS (SES). Ele chegou a ficar em isolamento domiciliar.

A análise foi conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro (RJ), que é o laboratório de referência nacional para vírus respiratórios.

 

GZH



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Sintonia

Ouça aqui

91.5 FM

Tarde Máxima
89.7
91.5