Início Notícia Voltar

Defesa Civil alerta para chuva volumosa e persistente até quinta-feira

A partir da tarde de segunda-feira (16), a atuação de uma região de baixa pressão aliada ao fluxo de umidade vindo do Norte do País favorece chuva moderada a forte, acompanhada de raios e temporais isolados com queda de granizo no RS

16/06/2025 15:50 por Maira kempf


CapaNoticia

Foto: Reprodução


 

Entre a tarde desta segunda-feira (16) e a quinta-feira (19), instabilidades atuam no Rio Grande do Sul, com chuva forte, volumosa e persistente, acompanhada de raios, temporais isolados, queda de granizo e rajadas de vento na maioria das regiões.

A partir da tarde de segunda-feira (16), a atuação de uma região de baixa pressão aliada ao fluxo de umidade vindo do Norte do País favorece chuva moderada a forte, acompanhada de raios e temporais isolados com queda de granizo no Oeste, Missões, Campanha e parte do Centro. Nessas regiões, os acumulados variam entre 40 e 90 mm/dia, enquanto na Costa Doce e Sul, ficam abaixo de 40 mm/dia. As rajadas de vento variam entre 60 e 80 km/h na metade Norte do Estado, ocorrendo antes das instabilidades.

Durante a terça-feira (17), o aprofundamento do sistema de baixa pressão aliado ao fluxo de umidade proveniente do norte do País, mantém as chuvas fortes a intensas em grande parte do Estado, com raios e temporais acompanhados de queda de granizo. Os volumes variam entre 40 e 80 mm/dia no Sul, Costa Doce, Vales, RMPOA, Litoral Médio e Campanha, podendo atingir 90 mm/dia na região das Missões, parte do Oeste, Centro, Noroeste e Vale do Rio Pardo. As rajadas de vento ficam entre 60 e 80 km/h em áreas da metade Norte, Campanha e Costa Doce, podendo, isoladamente, ultrapassar os 90 km/h antes e durante as instabilidades.

Na quarta-feira (18), a chuva intensa e persistente segue atuando no Rio Grande do Sul, acompanhada de raios, temporais isolados e rajadas de vento de 50 a 80 km/h, associadas às instabilidades. Os acumulados variam entre 40 e 90 mm/dia na Costa Doce, Centro e RMPOA, e Litoral Médio e Norte, podendo atingir os 120 mm/dia no Noroeste, Missões, parte do Centro e no Vale do Rio Pardo. Nas demais regiões gaúchas, os acumulados ficam abaixo de 40 mm/dia.

Na quinta-feira (19), o tempo permanece instável na maioria das regiões, com acumulados abaixo dos 30 mm/dia. Na região Norte, a chuva forte e contínua, acompanhada de raios favorece volumes de 60 a 90 mm/dia, podendo atingir isoladamente os 100 mm/dia.

Defesa Civil



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5