Agricultores preparam grande mobilização em Cruz Alta pela securitização das dívida
A concentração de maquinários, veículos e participantes ocorrerá a partir das 8h, no Parque de Exposições de Cruz Alta
08/07/2025 11:58 por Maira kempf

Foto: Pedro Corrêa - Arquivo GNI
Agricultores estão organizando uma grande mobilização para esta sexta-feira, 11 de julho, em Cruz Alta, em defesa da securitização das dívidas do setor rural. A ação faz parte do movimento Securitização Já, com apoio de sindicatos rurais, e tem como foco pressionar o Congresso Nacional, onde tramita um projeto com esse objetivo.
A concentração de maquinários, veículos e participantes ocorrerá a partir das 8h, no Parque de Exposições de Cruz Alta. Em seguida, terá início um tratoraço em direção ao centro da cidade, com paradas previstas em frente às agências do Sicredi, Banrisul e Banco do Brasil, onde serão entregues documentos às instituições financeiras.
A organização do evento solicita que o comércio local feche as portas entre 13h30 e 16h como forma de apoio à mobilização.
Além de produtores de diversos municípios, a manifestação deve contar com a presença de senadores, deputados, prefeitos, lideranças políticas, além de representantes de entidades como Fetag e Farsul.
A partir desta quarta-feira, 9 de julho, os agricultores já poderão levar seus maquinários ao Parque de Exposições para a preparação da mobilização.
O movimento em Cruz Alta será mais um capítulo das manifestações que vêm ocorrendo em todo o Rio Grande do Sul desde 13 de maio, com agricultores reivindicando a securitização das dívidas – ou seja, a prorrogação dos débitos rurais por até 20 anos – como resposta à descapitalização provocada por sucessivas frustrações de safra devido a eventos climáticos.
Outras mobilizações pela securitização estão previstas para esta quarta-feira (10) em Frederico Westphalen, segunda-feira (15) em Bagé e dia 18 de julho em Santiago.
Fonte: Rádio Progresso
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.