Santo Augusto, São Valério do Sul e Sede Nova, poderão receber até R$ 300 mil para recuperação de estradas
O evento contou com a presença do secretário estadual da Agricultura, Edivilson Brum, e de autoridades municipais.
11/07/2025 13:53 por Maira kempf

Recurso pode ser utilizado conforme plano de trabalho apresentado pelo município - Foto: Divulgação Ascom Seapi
Representantes de 51 municípios gaúchos estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira, 10 de julho, no auditório da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em Porto Alegre, para a assinatura de convênios com o Governo do Estado que destinam recursos à recuperação de estradas rurais afetadas pelas enchentes de 2024.
O programa, executado pela Seapi e financiado pelo Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), prevê o repasse de até R$ 300 mil por município, voltados à reconstrução de vias essenciais para o escoamento da produção agrícola e o deslocamento de moradores do interior. Os recursos podem ser aplicados na contratação de horas-máquina (como escavadeiras, motoniveladoras e caminhões), além da aquisição de insumos como brita, saibro e cascalho.
O evento contou com a presença do secretário estadual da Agricultura, Edivilson Brum, e de autoridades municipais. Representando Santo Augusto, estiveram no ato o vice-prefeito Dilmar Mattioni e o secretário de Obras Elias da Silva, que celebraram o avanço da parceria com o Estado.
Na região Celeiro, além de Santo Augusto, também assinaram o convênio os municípios de Esperança do Sul, São Valério do Sul e Sede Nova.
Até o momento, 273 municípios já firmaram convênio, entre os 356 que se inscreveram no edital. As demais cidades contempladas seguem com a tramitação dos processos para posterior assinatura.
Plano Rio Grande
A iniciativa integra o Plano Rio Grande, lançado pelo governador Eduardo Leite durante a Expointer de 2023. O programa de Estado é voltado à reconstrução do RS após os desastres climáticos.
A sociedade participa do plano por meio do Conselho do Plano Rio Grande, que reúne 182 representantes do poder público e da sociedade civil, incluindo pessoas atingidas pelas enchentes.
A academia também tem voz no processo, por meio do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, órgão colegiado de caráter consultivo e propositivo.
Lista dos municípios que assinaram convênio nesta quarta-feira (10/7)
1. Aratiba
2. Áurea
3. Barão de Cotegipe
4. Boa Vista das Missões
5. Bossoroca
6. Brochier
7. Caçapava do Sul
8. Camaquã
9. Camargo
10. Cambará do Sul
11. Centenário
12. Cruz Alta
13. Dom Feliciano
14. Dom Pedrito
15. Entre Rios do Sul
16. Esperança do Sul
17. Estação
18. Eugênio de Castro
19. Faxinalzinho
20. Floriano Peixoto
21. Gentil
22. Gramado dos Loureiros
23. Gramado Xavier
24. Itaqui
25. Ivoti
26. Jaboticaba
27. Mata
28. Monte Belo do Sul
29. Palmares do Sul
30. Palmeira das Missões
31. Palmitinho
32. Paraí
33. Pinhal
34. Planalto
35. Quaraí
36. Rodeio Bonito
37. Santa Bárbara do Sul
38. Santo Ângelo
39. Santo Augusto
40. São Borja
41. São José do Hortêncio
42. São Valério do Sul
43. São Vicente do Sul
44. Sapiranga
45. Sede Nova
46. Sério
47. Sertão Santana
48. Vacaria
49. Viadutos
50. Vicente Dutra
51. Westfália
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.