Início Notícia Voltar

Um dos mais tradicionais festivais gaúchos, Coxilha Nativista chega à 45ª edição em Cruz Alta

Programação começou nesta terça-feira (29) e vai até a noite de sábado (2). Mais de mil canções foram escritas no evento

30/07/2025 10:37 por Maira kempf


CapaNoticia

Foto: Lucas Nunes Fotografia


 

A tradição, a cultura e a arte gaúcha tomam conta de Cruz Alta, durante esta semana. Começou nesta terça-feira (29) mais uma edição da Coxilha Nativista, um dos festivais de música mais tradicionais do Rio Grande do Sul.

A cidade já respira o clima do festival, que na 45ª edição homenageia os 120 anos do escritor cruzaltense Érico Veríssimo. No Ginásio Municipal, tudo está pronto para receber o evento, que segue até o próximo sábado (2) com a temática "Nos campos de Érico, floresce a canção".

A programação começou às 19h, com a 39ª edição da Coxilha Piá, que destacou jovens talentos da música nativista. Antes disso, alunos das escolas de música do município também sobiram ao palco.

— São oito crianças em cada uma das duas categorias. Isso dá muito prazer, em pensar que temos a continuidade do nosso nativismo e do festival — destaca a secretária de Cultura e Turismo de Cruz Alta, Shana Reis.

Confira os vencedores:

CATEGORIA PIÁ

1º lugar – Lorenzo Borella dos Santos (Por entender a vida)

2º lugar – Muriel Kirst (Lástima)

3º lugar – Vale Mazui (O que me tira de casa)

Melhor Instrumentista – Matheus Martins (Poema da quinta lua).

CATEGORIA PIÁ TALUDO

1º lugar – Eva Sofia Dias da Silva (Dez artoches e um segredo missioneiro)

2º lugar – Tainá Boeri Vieira (Poema de Saudade)

3º lugar – Manu Segatto (Alma leve de mar)

Melhor Instrumentista – Lourenço Copetti (acordeon).

 

Nesta quarta-feira (30) à noite, tem início a fase local adulta, que segue nos próximos dias com apresentações de intérpretes e compositores de várias regiões. A grande final está marcada para sábado.

— Ao todo, de inscrições, tivemos mais de mil (canções) e temos 30 que vão passar pelo palco nesses dias. No sábado, são 15 classificadas para a grande final — explica a secretária.

Além dos shows no palco principal, o público pode aproveitar uma série de atividades paralelas gratuitas, como rodeio, concurso de gaiteiros, bailes e eventos gastronômicos. Os ingressos estão disponíveis no Ginásio Municipal.

 

GZH



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Manhã Máxima

Ouça aqui

91.5 FM

Show da Manhã
89.7
91.5