IndÃgenas bloqueiam o trânsito na ERS-330 em Tenente Portela
O tráfego está sendo bloqueado com pedaços de madeira e pneus. A pista é liberada a cada 30 minutos
04/08/2025 10:07 por Maira kempf

Foto: divulgação
Nesta segunda-feira (4), indígenas da Terra Indígena Guarita realizam uma manifestação na ERS-330, junto ao acesso à Linha Esperança, em Tenente Portela, nas proximidades de Gamelinhas. O ato foi motivado pela insatisfação com a situação da saúde nas aldeias, considerada crítica pelas lideranças locais.
O tráfego está sendo bloqueado com pedaços de madeira e pneus. A pista é liberada a cada 30 minutos. Motoristas que trafegam entre os municípios de Tenente Portela e Miraguaí devem ter atenção redobrada no local.
Segundo representantes das comunidades, um relatório recente apontou sérias deficiências nas Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI), o que levou à mobilização como forma de pressionar as autoridades por soluções urgentes.
As lideranças também denunciam a falta de diálogo e de planejamento por parte do Distrito Sanitário Especial Indígena Interior Sul (DSEI ISUL), órgão responsável pela gestão da saúde indígena na região. Uma das principais reivindicações do grupo é a exoneração imediata da atual coordenadora do DSEI ISUL, Eunice Antunes Kerexu.
Uma nova manifestação já está programada para esta terça-feira (5), no bairro Irapuã, também na ERS-330.
Com informações Rádio LÃder
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.