Aula Inaugural do Curso de Desenhista Mecânico marca avanço na qualificação profissional em Santo Augusto
A formação, com duração de dois anos, será ministrada no período noturno, três vezes por semana, no IFFar – Campus Santo Augusto, com aulas iniciando no dia 18 de agosto
12/08/2025 14:33 por Maira kempf

Foto: Prefeitura de Santo Augusto
A noite desta segunda-feira, 11 de agosto de 2025, foi especial para o fortalecimento da área industrial de Santo Augusto. No Auditório do IFFar – Campus Santo Augusto, aconteceu a aula inaugural do Curso de Formação de Desenhista Mecânico, reunindo autoridades, parceiros e participantes.
Com grande procura, o curso recebeu 67 inscritos, é gratuito e fruto de uma parceria entre Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, IFFar, ACISA, Botier, LH Equipamentos e SKA.
A abertura contou com pronunciamentos das autoridades e representantes das empresas envolvidas. Em seguida, foi apresentado o cronograma, a metodologia, informações sobre o andamento das aulas, estrutura do curso e equipe docente. A formação, com duração de dois anos, será ministrada no período noturno, três vezes por semana (segundas, terças e quartas-feiras), no IFFar – Campus Santo Augusto, com aulas iniciando no dia 18 de agosto e conduzidas por profissionais da empresa LH Equipamentos, de Três Passos.
Com a grande escassez de mão de obra e voltado à crescente demanda das indústrias que se instalam no Polo Metal Mecânico, na nova Zona Industrial de Desenvolvimento (ZID), na localidade de Bela Vista, km 70,5 da ERS-155, o curso prepara profissionais para elaborar desenhos técnicos de peças, máquinas e equipamentos, especificar materiais e definir processos de fabricação, funções essenciais para a produção e montagem de estruturas mecânicas com precisão e eficiência.
A iniciativa reforça o compromisso conjunto das entidades envolvidas com o desenvolvimento educacional e econômico da comunidade.
Rafael Chagas da Botier destaca: “Para quem pensa em seguir essa carreira, o curso técnico em desenho mecânico é uma ótima porta de entrada. Com dois anos de duração, forma profissionais preparados para identificar dificuldades e propor soluções de fabricação. E o mercado é promissor: empresas em Santo Augusto e em cidades da região como Santa Rosa, Horizontina e Panambi são referências nacionais no setor metalmecânico. Os desafios são grandes, mas é justamente isso que motiva o desenhista mecânico: transformar problemas em soluções, e ideias em realidade. Ou melhor — transformar problemas em sonhos”.
Fonte: Prefeitura de Santo Augusto
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.