Ciclone extratropical deixa RS sob alerta para temporal nesta terça-feira
Inmet, Defesa Civil do Estado e Climatempo estão com avisos indicando perigo para ocorrência de tempestade e rajadas de vento
19/08/2025 09:25 por Fernando Almeida

Fernando Almeida
Um novo ciclone extratropical começa a ganhar forma sobre a Argentina e será capaz de influenciar no tempo do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (19). Conforme a Climatempo, o sistema dará origem a uma nova frente fria, que avançará pelo Centro-Sul do Brasil, reforçando a previsão de chuva forte e deixando cidades gaúchas sob alerta.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está com aviso de perigo para ocorrência de tempestade na Região Central, Fronteira Oeste, Campanha, Sul, Missões e parte do Norte. O comunicado indica que a chuva mais intensa pode iniciar já nesta madrugada e que pancadas isoladas podem ocorrer até quarta-feira (20).
Há risco para volume expressivo de chuva, além de vento intenso que pode chegar a 100 km/h, raios e chance de queda de granizo. Não se descarta a possibilidade de cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
A Defesa Civil do RS está com alerta para todas as regiões. O órgão aponta que o acumulado deve variar entre 10 e 40 milímetros durante o dia e podem chegar aos 60mm no oeste, na campanha e no centro do Estado.
A condição será de muita nebulosidade ao longo das horas. Nas demais regiões, há condição para pancadas de chuva com fraca a forte intensidade.
O Inmet está com alerta de perigo potencial para tempestade, o mais brando entre os níveis de atenção. O aviso indica que há chance da precipitação causar danos, mas ainda não é garantia de que ocorrerá.
Ao final do dia, as rajadas de vento costeiros ganham força e sopram com mais força no Litoral, no Extremo Sul e na Costa Doce. O vento pode chegar a 70 km/h no interior gaúcho e a 90 km/h entre o leste e a costa.
Tendência para os próximos dias
O tempo seguirá instável na quarta-feira (20). A frente fria e o ciclone se deslocam lentamente em direção ao Atlântico Central, mas continuam favorecendo a ocorrência de chuva em todas as regiões. A previsão indica que o sol volta a aparecer na quinta (21).
Conforme a Climatempo, temperatura mais amena é resultado do avanço de uma nova massa de ar frio, associada à frente fria que passou.
Gaúcha ZH
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.