Fogo Simbólico da Pátria chega a São Martinho e marca inÃcio das celebrações da Independência
• Este ano o tema será os 62 anos de São Martinho – valorizando as tradições, a cultura e o esporte
21/08/2025 10:36 por Dionata Menezes

Reprodução
Na tarde da última terça-feira, 20 de agosto, o município de São Martinho recebeu o Fogo Simbólico da Pátria, em uma cerimônia carregada de simbolismo cívico e patriotismo. A chama foi conduzida pela Comitiva da Liga da Defesa Nacional do Estado do Rio Grande do Sul, como parte da tradicional Corrida do Fogo Simbólico, que antecede as comemorações da Independência do Brasil.
A cerimônia, realizada anualmente, percorre diversos municípios gaúchos com o objetivo de despertar o espírito cívico e valorizar a história nacional, regional e local. Em 2025, os temas destacados são:
- Tema Nacional: 203 anos da Independência do Brasil
- Tema Regional: História do Grêmio Náutico União
- Tema Municipal: 62 anos de São Martinho – valorizando as tradições, a cultura e o esporte
A solenidade contou com a presença de autoridades locais, representantes de entidades e alunos. Entre os presentes, estiveram o Vice-Prefeito Altemir Luft, o Patrão do CTG Cezimbra Jacques, Douglas Assmann, a Prenda Mirim da 20ª Região Tradicionalista, Ana Clara Kerber, além de secretários municipais, representantes da Brigada Militar, da ACIS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, agências bancárias e alunos do 7º ano da Escola Municipal Padre Antônio Michels.
Durante o ato, o aluno Mateus dos Reis Eichoff teve a honra de representar as escolas municipais e estadual, reforçando o protagonismo estudantil nas celebrações cívicas do município.
A chegada do Fogo Simbólico marca o início das atividades que culminarão no dia 7 de setembro, e reforça o compromisso de São Martinho com os valores da cidadania, da história e da identidade nacional.
Rádio 91.5FM - Com informações da prefeitura municipal
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.