Hospital de Tenente Portela passa a contar com ambulatório SUS de Cirurgia Reparadora
Serviço amplia atendimento a pacientes que passaram por cirurgia bariátrica e necessitam de acompanhamento especializado
13/11/2025 14:00 por Maira kempf
Foto: Divulgação
O Hospital Santo Antônio de Tenente Portela está apto a realizar atendimentos do seu novo Ambulatório SUS de Cirurgia Reparadora, um importante avanço na oferta de serviços de saúde à população da região. O espaço tem como objetivo atender pacientes que já realizaram cirurgia bariátrica e necessitam de avaliação e acompanhamento para procedimentos de reconstrução corporal.
De acordo com a presidente do Hospital Santo Antônio, Mirna Braucks, o ambulatório representa uma conquista significativa para o município e para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). "São procedimentos importantes no processo de tratamento da obesidade. Ela devolve bem-estar físico e emocional ao paciente, corrigindo o excesso de pele da barriga, braços, pernas, remodelando o contorno corporal após a perda de peso que a bariatrica proporciona”, explicou.
A cirurgia reparadora pós-bariátrica é um procedimento cirúrgico plástico indicado para remover o excesso de pele e gordura após a perda de peso significativa. Para que possa ser realizada com segurança, é necessário que o paciente esteja com o peso estabilizado, o que geralmente ocorre entre um e dois anos após a cirurgia bariátrica. "Estamos começando agora a avaliar os pacientes que fizeram a bariátrica conosco para dizer se dá ou não para fazer a reparadora", completou a presidente da casa de saúde que vem realizando procedimentos bariátricos desde 2019.
O atendimento pelo SUS é indicado conforme avaliação médica e critérios clínicos, e o hospital já iniciou as primeiras avaliações dos pacientes encaminhados. O procedimento, além de melhorar o aspecto físico, contribui diretamente para a melhora da autoestima, da mobilidade e da qualidade de vida dos pacientes.
Fonte: Grupo Chiru
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.



