Início Notícia Voltar

Temporal com granizo fere 76 pessoas, afeta 17 mil moradores e suspende aulas em Erechim

Uma pessoa está internada na UTI. Há desalojados e desabrigados. Prefeitura decretou situação de emergência.

24/11/2025 07:45 por Maira kempf


CapaNoticia

Algumas partes da cidade ficaram cobertas pelas pedras de gelo. Reprodução / Arquivo pessoal


 

O temporal com granizo que atingiu Erechim, no domingo (23), causou uma série de transtornos no município. De acordo com a prefeitura, 76 pessoas ficaram feridas (uma com gravidade) e receberam atendimento médico. Outras 28 estão fora de casa (11 desalojados e 17 desabrigados). A prefeitura decretou situação de emergência.

São mais de 17 mil pessoas afetadas (cerca de 4,7 mil famílias), segundo levantamento do Executivo municipal. As aulas estão suspensas no município nesta segunda-feira (24).

Segundo as autoridades, os feridos foram atingidos por estilhaços telhas. Uma pessoa está internada na UTI, em estado estável, conforme o prefeito Paulo Polis.

O hospital da cidade está lotado, por isso foi necessária a abertura da unidade de pronto atendimento. Algumas regiões estão sem energia elétrica e com instabilidade na conexão de internet e telefonia.

A orientação da prefeitura é que a população atingida procure a sede do Grupo de Resposta a Urgências e Emergência (Grau). No local, estão sendo distribuídas lonas.

O governador Eduardo Leite informou que equipes da Defesa Civil Estadual estão se deslocando ao município com suporte de materiais e mantimentos "para dar toda a assistência necessária em função da chuva de granizo".

Além disso, segundo Leite, o Chefe da Casa Militar, coronel Boeira, responsável pela Defesa Civil, também deve ir à cidade e auxiliar no gerenciamento da crise.

O estrago em números

  • 76 feridos (uma com gravidade)
  • 11 desalojados
  • 17 desabrigados
  • 17 mil pessoas afetadas (4,7 mil famílias afetadas)
  • 35 escolas afetadas (15 municipais e 20 estaduais)

 

Lonas são distribuídas para população de Erechim atingida por temporal — Foto: Milena Mezalira/Comunicação Prefeitura Municipal de Erechim

Lonas são distribuídas para população de Erechim atingida por temporal — Foto: Milena Mezalira/Comunicação Prefeitura Municipal de Erechim

 

 

 

 

 

 Granizo

Imagens registradas por moradores mostram pedras de gelo causando os estragos. Telhados e veículos foram danificados. Um deles chegou a ter o vidro traseiro quebrado.

Segundo a Climatempo Meteorologia, o granizo é formado por pedaços de gelo que surgem dentro de nuvens chamadas cumulonimbus, conhecidas como “nuvens frias”, já que parte delas apresenta temperaturas abaixo de zero, e é justamente nessa região que ocorre a formação do granizo.

Dentro das cumulonimbus, nas áreas com temperaturas muito negativas, as pedras de gelo crescem até ficarem pesadas demais para serem sustentadas pelas correntes ascendentes da nuvem. Quando isso acontece, elas caem em direção ao solo.

Durante a queda, parte do gelo derrete, mas ainda assim os pedaços podem chegar ao chão com tamanhos expressivos, como bolas de tênis ou até do tamanho de um ovo.

Granizo causa estragos em Erechim, no RS — Foto: Imagens cedidas/ Weslei Pigatto Molinari, Eliza Pigatto Molinari, Vitoria Centenaro Tormen, Radio A Voz Erechim

Granizo causa estragos em Erechim, no RS — Foto: Imagens cedidas/ Weslei Pigatto Molinari, Eliza Pigatto Molinari, Vitoria Centenaro Tormen, Radio A Voz Erechim

G1



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5