Centro TEAbraça inicia hidroterapia para crianças com transtorno do espectro autista em Santo Augusto
Iniciativa amplia atendimentos do TEAbraça e oferece benefícios terapêuticos por meio de aulas individuais em piscina aquecida
04/12/2025 14:13 por Maira kempf
Centro TEAbraça tem piscina aquecidpaa ra as terapias. Foto: Emanuele Avila
O Centro TEAbraça deu início, nesta quinta-feira (4), às terapias aquáticas destinadas às crianças atendidas pela instituição. A novidade marca um importante avanço no atendimento multiprofissional oferecido em Santo Augusto. Segundo a coordenadora do centro, Andiara da Silva Perussatto, as atividades de Hidroterapia já começam a ser realizadas nesta semana, permitindo que as crianças aproveitem o novo espaço terapêutico especialmente preparado para elas.
As terapias serão ministradas pelo preparador físico Liselio Knachaka, em aulas individuais, garantindo acompanhamento personalizado e adequado às necessidades de cada indivíduo.
A terapia na água é reconhecida por proporcionar diversos benefícios às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entre as vantagens destacadas estão o relaxamento e a redução da ansiedade devido à temperatura agradável da água; melhoria da coordenação motora e do equilíbrio, favorecida pela sustentação natural que o meio aquático oferece; além do fortalecimento muscular com menor impacto nas articulações. A prática também auxilia no estímulo sensorial positivo, favorecendo a regulação sensorial, e no aumento da autonomia e da confiança das crianças, que conseguem realizar movimentos com mais liberdade e segurança. Outro ponto importante é o maior engajamento nas atividades, tornando o processo terapêutico mais leve e prazeroso.
O novo espaço conta com água aquecida, garantindo conforto e condições adequadas para o desenvolvimento das sessões.
Vitória Ávila Cabreira, de 6 anos (na foto), foi uma das crianças atendidas neste primeiro dia de hidroterapia no Centro. À Rádio Querência, sua mãe, Emanuele Ávila, contou que a filha amou a experiência, não teve medo e até chorou quando a sessão terminou, pois queria continuar.
Atualmente, o TEAbraça atende 65 crianças e suas famílias, oferecendo cerca de 600 terapias mensais, todas de forma totalmente gratuita. Entre os serviços ofertados estão Atendimento Educacional Especializado (AEE), Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia (duas profissionais), Terapia Ocupacional (TO), Preparação Física e acompanhamento com médico neuropediatra. No momento, o centro não possui vagas disponíveis para terapias de modo geral, mas a equipe trabalha para ampliar esse número no próximo ano.
O Centro TEAbraça é referência no atendimento a crianças com transtornos do neurodesenvolvimento. Localizado na Rua Vicente Silva, 485, em Santo Augusto, funciona de segunda a sexta-feira.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.



