Santo Augusto

Presidente da FUNASA visita UTAR e faz anúncio esperançoso

10 de agosto de 2019 Projeto visa beneficiar Santo Augusto e região com tratamento de lixo de forma adequada


Curta e Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

 

 

O Presidente da FUNASA – Fundação Nacional da Saúde, Ronaldo Nogueira de Oliveira esteve visitando Santo Augusto na manhã deste sábado, 10, especialmente as instalações da UTAR aonde a Prefeitura pretende reativar um Centro de Tratamentos de Resíduos Domiciliares.

Cumprindo agenda na região, Ronaldo chegou a Santo Augusto por volta das 11 horas. A visita foi intermediada pelo vice-prefeito, Marcelo Both, que esteve em Brasília nesta semana, em busca de recursos financeiros para o município.

Geólogo Carlos Augusto Andrighetto Canova explanando sobre o projeto. Foto- Maira Kempf

Nas dependências da UTAR, com a presença de lideranças municipais locais e regionais, servidores públicos, vereadores, empresários e demais pessoas interessadas, o prefeito Naldo reforçou a importância do projeto, elaborado e apresentado ao Presidente da FUNASA no último mês de março, destacando a relevância ambiental e social do mesmo, principalmente para a destinação do lixo produzido no município – atualmente são recolhidas 10 toneladas por mês, com as quais o município gasta 68 mil reais para coletar e encaminhar para Giruá, em um aterro.

Após ouvir atentamente as colocações, o presidente da FUNASA se pronunciou. Ele reafirmou a importância do projeto e parabenizou a administração pela iniciativa, anunciando que no próximo mês de setembro o sistema do Governo Federal será aberto para cadastramento de projetos.

­- Prefeito conta comigo nisso aqui. Vamos dar celeridade. Vamos atender as reivindicações. Se Deus quiser a gente quer vir inaugurar aqui na próxima visita.

Questionado se há recursos para o mesmo, ele disse:

-Dinheiro não tem, mas a gente arruma.

Ele também disse que tramita em sua pasta uma reivindicação para aquisição de um caminhão de resíduos e que Santo Augusto deverá ser contemplado.

Em entrevista à Rádio Querência, o prefeito Naldo Wiegert comemorou o anúncio.

-Isso é uma luta. Encaminhamos o projeto agora em março da reforma da UTAR, para que possamos não só prestar um serviço para Santo Augusto, mas para toda a região. O investimento será de pouco mais de dois milhões de reais. O projeto é completo, se pretende utilizar energia solar, reutilizar a água das chuvas, e, principalmente, tratar o lixo de forma adequada. O político precisa ter a responsabilidade com as futuras gerações. Estamos eufóricos, pois o anúncio do presidente representa que o dinheiro será liberado, disse Naldo.

O local, conhecido como antiga UTAR, compreende sete hectares de propriedade do município. Está localizado na comunidade de Bela Vista. Além da questão ambiental, o projeto visa geração de emprego e renda.

-Quando a UTAR funcionava, em torno de 70% dos resíduos locais eram reaproveitados. Quando isso aqui funcionava bem, tínhamos mais de 20 famílias vivendo do que recuperavam aqui, concluiu.

O projeto de reativação do Centro de Tratamento de Resíduos Domiciliares foi elaborado pelo Geólogo Carlos Augusto Andrighetto Canova, Engenheiro Paulo Roberto Andrighetto Canova, Arquiteta Gabriela Machado Canova e Engenheira Florestal Janete Krampe.

 

 

 

Os comentários estão desativados.

error: Conteúdo protegido !!!