Geral

Programa de Controle Populacional de cães e gatos é adiado

13 de outubro de 2016


Curta e Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Nesta quinta-feira, 13, a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Cleusa Strada, divulgou uma nota referente ao adiamento da instituição do Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos em Santo Augusto. 

O programa, que é uma expectativa de parte da comunidade, visto que ajudará a diminuir o número de animais abandonados nas ruas, foi adiado para o próximo ano. A justificativa é que para executar esse programa, será necessária a contratação, por parte do município, de um novo servidor, e as contratações só poderão ser realizadas após passar seis meses do pleito eleitoral. 

A reunião que definiu pelo adiamento foi realizada na última terça-feira, 11, entre Conselho Municipal de Meio Ambiente e Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo. De acordo com a nota, a contração é uma exigência do Conselho Regional de Medicina Veterinária, através da Resolução  14, de 30 de setembro de 2010, que normatiza e fiscaliza esse tipo de programa com a finalidade de controle populacional. 

O programa prevê a castração de cães e gatos, de proprietários de baixa renda, priorizando o atendimento de solicitações de pessoas que estejam recebendo benefícios sociais provenientes do Cadastro Único ou Bolsa Família, registrados na Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social-SEHAS, com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente. 

Em Santo Augusto, além da possibilidade de implantação desse programa no próximo ano, também existe um anteprojeto protocolado no legislativo, em 10 de fevereiro de 2016, de autoria da vereadora Tânia Depiere, que prevê a criação de um centro de zoonose. 

Quando o assunto é atuar em defesa dos animais, os santo-augustenses também contam com a ONG ASAPAN- Amparo e Amo, que desenvolve ações no sentido de proteção, conscientização e guarda responsável. A ONG mantém uma sede, localizada próximo a Prefeitura, com telefone para contato e uma página no Facebook. 

 

Dpto, Jornalismo RQ/ Maira Kempf

 

Os comentários estão desativados.

error: Conteúdo protegido !!!