Geral

Estudantes ocupam IFFAR campus Santo Augusto

13 de outubro de 2016


Curta e Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Instituto Federal Farroupilha campus Santo Augusto foi ocupado por estudantes nesta quinta-feira, 13. A ação já estava prevista, e teve apoio de estudantes da Escola Estadual Santo Augusto, o Ginásio. 

Segundo a Estudante Ana Paula Depiere, do Curso Técnico em Agropecuária, que integra a comissão organizadora da mobilização, um cronograma foi montado para organizar as atividades que serão realizadas durante a ocupação, que deve seguir pelo menos até sábado, 15. 

De acordo com a Diretora do IFFAR, Verlaine Gerlach, a manifestação é legítima e coordenada totalmente pelo movimento estudantil, com adesão total por parte dos alunos, porém, em virtude do acumulado de tarefas, os estudantes dos cursos superiores não estão participando da ocupação, apenas os matriculados em cursos integrados. Os servidores também apoiam a ocupação. 

Ela frisou que em relação às aulas, na tarde desta quinta-feira, a reitoria passará orientações ao instituto, para saber como proceder com os registros. Porém, mesmo que não sejam ministradas aulas, as atividades organizadas pelos alunos serão computadas como dias letivos. Estão previstas atividades culturais e momentos de debates sobre o atual cenário político. 

Os estudantes são contra a PEC 241, aprovada em primeiro turno na noite de segunda-feira, 10, segundo eles, as medidas propostas pelo Governo irão precarizar as condições da educação no país. O objetivo de toda a mobilização é sensibilizar os deputados e senadores, para que estes mudem seus votos e não aprovem a PEC nas próximas votações, disse Ana Paula. A PEC ainda passará por nova votação na Câmara dos Deputados e duas no Senado. 

A Diretora Verlaine frisou que o movimento e válido enquanto os alunos reivindicam melhorias na educação. Segundo ela, se a PEC for aprovada, haverá um sucateamento das instituições de educação, visto que o orçamento neste ano de 2016 já teve uma redução drástica, e para os próximos anos, está previsto o mesmo valor  corrigido pela inflação. 

No cronograma, também está previsto para amanhã, sexta-feira, 14, um protesto na BR-468, em Esquina Boa Vista, onde os estudantes pretendem bloquear a rodovia, com liberação a cada cinco minutos. A Direção da instituição ainda esta avaliando essa atividade. 

Já no sábado, pela manhã, a comissão dos estudantes organizou uma caminhada até a PraçaPompílio Silva. 

 

Dpto. Jornalismo RQ/ Maira Kempf

 

Os comentários estão desativados.

error: Conteúdo protegido !!!