Geral

Golpe de extorsão sexual atinge mais de 200 milhões de e-mails, diz empresa especializada

7 de agosto de 2019 Informação foi divulgada pela Cofense, empresa de cibersegurança, nesta terça-feira (6)


Curta e Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

 

Um golpe na internet que consiste em ameaçar expor fotos e vídeos íntimos – chamado de “sextorção” — caso certa quantia em dinheiro não seja depositada já atinge mais de 200 milhões de constas de e-mail, conforme uma nota divulgada pela empresa de cibersegurança Cofense nesta segunda-feira (5). As informações são do site TechTudo.

De acordo com a empresa, os endereços de e-mail utilizados para o golpe foram retirados de listas de vazamentos da internet, tornando-se o maior vazamento de endereços usados para esse tipo de crime até hoje, com prejuízo de US$ 1,5 milhão às vítimas.

Os criminosos utilizam uma técnica chamada “spray and pray” (pulverizar e orar, em tradução livre). Funciona assim: em vez de buscar por novas vítimas, eles utilizam e-mails já obtidos de outros golpes, garantindo que o retorno será lucrativo, já que quem recebe esses e-mails está mais propenso a responder.

O conteúdo das mensagem é, na maioria das vezes, uma afirmação de que há o controle da webcam e que imagens do usuário em situações comprometedoras foram obtidas. Há também ameças de revelar o histórico de navegação das vítimas em sites adultos, por exemplo.

Para não cair no golpe

Não há uma maneira específica para bloquear e-mails de extorsão sexual, mas contar com um antivírus atualizado diminui as chances de um hacker acessar a câmera do celular ou do computador remotamente. Outra medida que pode ser eficiente é manter as câmeras dos aparelhos eletrônios cobertas enquanto não estiverem em uso. Também não é recomendado compartilhar fotos e vídeos íntimos por meio de e-mails ou aplicativos de mensagem.

É possível conferir se o seu e-mail consta na base de dados dos cibercriminosos encontrada pela Cofense acessando o site da empresa.

*TechTudo

Os comentários estão desativados.

error: Conteúdo protegido !!!