Início Notícia Voltar

Alunos da Rede Municipal participam da Mostra Rizoma

O projeto consiste em atividades específicas sobre robótica e energia e visa promover o protagonismo dos estudantes ao longo de seu processo educacional

01/12/2021 20:23 por Maira Kempf


CapaNoticia

Foto: Maira Kempf


 

A curiosidade das crianças alunas do 4.º ao 6.º ano das escolas municipais foi despertada nesta quarta-feira, 01, com a primeira Mostra Rizoma. O evento ocorreu no Auditório do Sicredi e foi promovido pela Secretaria de Educação e Cultura — SMEC.

O Rizoma surgiu nos últimos meses e é coordenado pelo professor, Uianes Biondo e pela Assessora e Supervisora Pedagógica, Lilian Baungratz. Para a Rádio Querência, a professora Lilian explicou que o projeto consiste em atividades específicas de pensamento computacional e de desenvolvimento de atividades maker — que é o aprender fazendo, ou seja, promover o protagonismo dos estudantes ao longo de seu processo educacional.

O nome RIZOMA (Rede de Informação para Viabilizar Oportunidades Maker para todas as áreas do Conhecimento) é inspirado na Biologia, pois, é a nomenclatura dada a partes da planta que constituem outras.

Durante a Mostra, de forma bastante didática e interativa, estudantes puderam participar de atividades práticas sobre energia solar, elétrica e robótica.

Vale ressaltar que Santo Augusto foi contemplado com uma impressora 3D e com 25 Licenças para um projeto de Robótica Espacial — iniciativa pedagógica da Universidade de Brasília – UnB e do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação – FNDE, com apoio técnico da Agência Espacial Brasileira – AEB. Essa conquista foi através dos Deputados Jerônimo Goergen e Ernani Polo.

A impressora foi entregue ao Município no início do mês de outubro, quando autoridades de Santo Augusto estiveram na cidade de General Câmara, para retirá-la. Santo Augusto é o único município da microrregião com uma impressora 3D. Durante a Mostra, os alunos puderam ver o equipamento em funcionamento. 

Esse projeto de Robótica Espacial será desenvolvido no próximo ano. Para a secretária da SMEC, Eliane Paier, a Mostra visou instigar a curiosidade e fazer com que os alunos entendam o direcionamento do projeto e a partir disso se motivem para participar das atividades, que oportunizará novas aprendizagens e experiências. A seleção dos 25 alunos será através de uma prova.



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Jornal do Meio Dia

Ouça aqui

91.5 FM

Giro de Informações da 91
89.7
91.5