Sindicato dos Trabalhadores Rurais busca alternativas para amenizar os prejuÃzos causados pela estiagem
Anistia das dÃvidas do programa Troca-Troca está sendo discutida.
09/12/2021 14:26 por Maira Kempf

Estiagem afeta lavoura de milho na Costa do Turvo. Foto: Luiz Carlos Pommer
A previsão do tempo mostra que o cenário para distribuição de chuvas no país deve permanecer inalterado pelos próximos dias, com isso, o quadro de estiagem no Rio Grande do Sul deva ser agravar.
Diante dessa situação, o Sindicato Dos Trabalhadores Rurais — STR de Santo Augusto base São Valério do Sul busca alternativas para amenizar os prejuízos enfrentados pelos agricultores. Nesta semana, a direção do sindicato contactou o deputado estadual Elton Weber, para solicitar uma intervenção junto ao governador Eduardo Leite. O objetivo é que este autorize a anistia das dívidas referentes às sementes adquiridas através do Programa Troca-Troca. O pedido também está sendo discutido na Fetag-RS.
De acordo com o STR, três situações justificam o pedido: a estiagem, que assola grande parte do estado, a crise instalada no setor leiteiro que já se encontra sem renda e ainda não terá o milho em condições para grãos e silagem, e, por último, a questão das sementes entregues em mais de 100 municípios gaúchos que causaram grandes prejuízos, devido à morte de plantas por não serem resistentes ao glifosato.
Em relação ao milho, alguns agricultores de Santo Augusto relatam perdas irreversíveis, pois, a cultura está na fase de pendoamento, no entanto, a escassez de chuva secou o pendão, impossibilitando o desenvolvimento de espigas e grãos.
Sobre a possibilidade de o município decretar situação de emergência, o sindicato informou que os órgãos estão aguardando o cenário climático dos próximos dias.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.