Início Notícia Voltar

Turma da Mônica apresenta Sueli, sua primeira personagem surda

Personagem fez estreia nas redes sociais durante abertura oficial das Surdolimpíadas

02/05/2022 11:21 por Maira Kempf


CapaNoticia

Sueli neste domingo nas redes sociais daTurma da Mônica @turmadamonica / Reprodução Instagram


 

O ilustrador Mauricio de Sousa, 86 anos, apresentou no domingo ( 1º) Sueli, a primeira personagem surda da Turma da Mônica. O lançamento ocorreu pelas redes sociais durante a abertura oficial da 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão, que é realizada em Caxias do Sul.

Sueli é apresentada como uma menina surda de nove anos que gosta de esportes e se comunica pela Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).  A personagem tem como intuito representar a comunidade surda e enfatizar a importância da inclusão e da acessibilidade.

 "Hoje começam os Jogos Surdolímpicos de Verão, evento multidesportivo mais antigo da história depois das Olimpíadas. E com esse evento a MSP apresenta Sueli, a primeira personagem surda da Turminha. Vamos, Brasil!", diz a publicação de apresentação da personagem.

Segundo Mauricio, ele já tinha vontade de criar uma personagem surda e o evento esportivo gerou uma grande oportunidade. "A Turma da Mônica já apareceu em várias histórias se comunicando com Libras, e já fazia tempo que eu pensava em trazer uma personagem surda para fazer parte da turminha. O fato de as Surdolimpíadas acontecerem pela primeira vez no Brasil foi um ótimo incentivo para que a Sueli finalmente nascesse”, explicou o desenhista, em entrevista ao Estadão.

Para a criação da personagem e de suas características, os estúdios da Mauricio de Sousa Produções contaram com o apoio da organização das Surdolimpíadas e de professores da instituição Derdic, vinculada à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mantida pela Fundação São Paulo.

Surdolimpíadas

A 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão recebe atletas surdos de mais de 77 nacionalidades até 15 de maio. As provas começaram no sábado (30), com uma partida de futebol masculino entre Brasil e Camarões.

No mesmo dia, a tocha surdolímpica deixou o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha, dando início ao trajeto de cerca de 25 quilômetros entre a cidade e Caxias do Sul, o que marcou o pontapé inicial do evento. Essa é a primeira edição das Surdolimpíadas sediada em um país da América Latina

Gaúcha ZH



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5