Brasil sem Frestas — projeto utiliza caixinhas de leite para revestir casas em Santo Augusto
Recentemente a equipe conseguiu forrar a primeira casa, no bairro Santa Rita
11/05/2022 08:31 por Maira Kempf

Foto: Divulgação/ Lions Clube
O Lions Clube desenvolve vários projetos em Santo Augusto e um deles é o Servindo e Reciclando - Brasil sem Frestas.
O projeto existe no Brasil há mais de 10 anos e começou em Passo Fundo. A proposta é minimizar os efeitos do clima nas casas de pessoas de baixa renda, através de caixas de leite e suco, que são utilizadas para forrar as paredes das residências, fechando as frestas diminuindo o frio.
De acordo com a coordenadora Dione Sperotto, as caixas do modelo tetrapak possuem um revestimento de alumínio que servem como isolante térmico. Com elas, os voluntários confeccionam chapas térmicas, que inibem o frio no inverno e o calor no verão.
Para construir essas chapas, foi necessário a aquisição de uma máquina industrial, que o Lions Clube comprou após ser contemplado no Programa Empreender para Transformar, do Sicredi.
Em entrevista à Rádio Querência, Dione contou que recentemente a equipe conseguiu forrar a primeira casa, no bairro Santa Rita. Há mais demandas, mas para isso o Lions Clube precisa do apoio da comunidade, na doação de caixas de leite ou suco, pontuou.
As embalagens (limpas) podem ser entregues na Unopar, KL, Supermercado Saluki ou Rádio Querência, e assim você estará colaborando com o Brasil sem Frestas e ainda com o meio-ambiente, já que se descartada incorretamente, uma embalagem dessas pode levar centenas de anos para se decompor na natureza.
Além de doar a matéria-prima, você também pode ser voluntário do projeto. Basta contatar pelo telefone 99962-1498.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.