Caminhada marcará Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
Mais de 40 vítimas em Santo Augusto
17/05/2022 15:34 por Maira Kempf

Foto: Thais Rizzato.
Quarenta e duas crianças ou adolescentes são atendidas em Santo Augusto por terem sido vítimas de abuso ou exploração sexual. Os números foram informados pela Assistente Social Gicelda Penno em entrevista à Rádio Querência, durante divulgação da campanha Faça Bonito.
Nesta quarta-feira, 18 de Maio, é Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Em Santo Augusto, uma programação foi organizada, a fim de mobilizar, sensibilizar e informar.
Portanto, a Rede de Apoio Integrada de Santo Augusto — RAISA, convida toda a comunidade a participar da “CAMINHADA BONITA” com início às 9h30min, na sede do Conselho Tutelar.
Os participantes irão percorrer alguns pontos da cidade até chegar à Praça Pompílio Silva, onde, em ato simbólico, será construído o símbolo da campanha por muitas mãos. A campanha Faça Bonito tem como símbolo uma flor, que demonstra a fragilidade das vítimas.
Outros momentos, de capacitação para profissionais e também de orientações a pais e responsáveis estão previstos nos próximos dias visando a sensibilização de todos diante da temática e do papel de cada qual na sociedade.
Campanha 'Faça Bonito'
A Campanha 'Faça Bonito' nasceu alusiva ao 18 de Maio — Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.
A proposta da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, bem como trabalhar a conscientização para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
É importante conscientizar a população de que ABUSO SEXUAL é a utilização do corpo de uma criança ou adolescente por um adulto, para a prática de qualquer ato de natureza sexual, e EXPLORAÇÃO SEXUAL é a utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção do lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.