Início Notícia Voltar

Hospital Bom Pastor diz que situação de desabastecimento de medicamentos é preocupante

Nos últimos dias, o número de pessoas que têm procurado a casa de saúde é crescente, muitos quadros com sintomas gripais

07/06/2022 08:23 por Maira Kempf


CapaNoticia

Foto: Leo Juliani


 


O Hospital de Caridade de Ijuí — HCI anunciou a suspensão temporária de procedimentos eletivos no início desta semana, devido ao risco de desabastecimento de insumos pela falta de matéria-prima na indústria.

Em Santo Augusto, a direção do Hospital Bom Pastor informou que há falta de alguns medicamentos no mercado e que situação é preocupante. Entre os exemplos estão os soros, que estão sendo utilizados como prioridade para cirurgias na instituição.

A diretora Marilei Andrighetto, informou à reportagem que “a equipe busca de várias formas e com insistência a compra de medicamentos, mas estamos em alerta. Essa situação é estadual, nacional. […] No hospital, farmacêuticos tem feito trabalho atento e de substituição de medicamentos, padronização junto aos médicos, também como forma de garantir o abastecimento”.


Nos últimos dias, o número de pessoas que têm procurado a casa de saúde é crescente, muitos quadros com sintomas gripais, neste sentido, solicita-se, na medida do possível, para que todos redobrem os cuidados para preservar a saúde, principalmente neste momento de escassez de medicamentos e outros itens hospitalares.


O risco de desabastecimento é um quadro generalizado no País, devido aos impactos gerados pelo novo lockdown na China, após o país registrar um aumento de casos de Covid-19 em abril, afetando diretamente o comércio exterior das indústrias do Brasil. A ação pode desencadear uma nova crise de desabastecimento de insumos, produtos e componentes essenciais para a produção de grande parte das empresas brasileiras, assim como aconteceu no período mais agudo da pandemia. A China é o maior parceiro comercial do Brasil. Atualmente, cerca de 90% dos insumos usados no Brasil para a produção de medicamentos vêm da China e da Índia.

O Ministério da Saúde informou que trabalha com os conselhos municipais e estaduais de Saúde e com representantes das indústrias farmacêuticas para articular ações emergenciais que diminuam o desabastecimento de medicamentos.



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Querência Brasileira

Ouça aqui

91.5 FM

Bailando com a 91
89.7
91.5