Entre 2021 e 2022, 13 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama ou colo de útero em Santo Augusto
Esses dados acendem o alerta para a importância da prevenção, principal objetivo da campanha Outubro Rosa.
06/10/2022 14:04 por Maira Kempf

Nos últimos dois anos, 10 mulheres foram diagnosticas com câncer de mama em Santo Augusto. Todas receberam o diagnóstico após a realização do exame de mamografia, e atualmente estão em tratamento. Além destas, outras três mulheres foram identificadas com câncer de colo de útero neste ano. Infelizmente, ocorreram cinco óbitos por causa da doença.
Esses dados acendem o alerta para a importância da prevenção, principal objetivo da campanha Outubro Rosa. Em entrevista à Rádio Querência, a secretária de saúde, Carolina Vieira Reinehr, destacou as ações que a pasta está realizando neste mês.
Uma das principais medidas adotadas é o horário estendido nas unidades de saúde, para que todas as mulheres que trabalham durante o dia, possam se organizar para realizar o exame preventivo à noite. “Queremos deixar na gestão esse legado, de cuidado à saúde da população”, disse a prefeita Lilian Fontoura Depiere. Haverá ainda a palestra “Mulher como seus pensamentos mudam sua vida” no dia 13 de outubro e o Seminário Municipal de Prevenção e Cuidado ao Câncer de Mama e Colo de Útero no dia 20 deste mês. Ambos os eventos serão realizados no Auditório da Sicredi.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), além de ser causa de maior mortalidade entre as mulheres, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, perdendo apenas para o câncer de pele. A doença é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na Região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a posição.
A principal forma de identificar o câncer de mama ou colo de útero é pela realização dos exames, preventivo e mamografia. O preventivo deve ser realizado anualmente por todas as mulheres com vida sexual ativa, independente da idade.
A enfermeira Julia Flores informou que o Ministério da Saúde indica a mamografia a partir dos 50 anos, já a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia a partir dos 40 anos. Em Santo Augusto, cada caso é avaliado individualmente, de acordo com a demanda da paciente, condições de saúde e histórico familiar. O exame é ofertado no Hospital Bom Pastor, pelo SUS e demais convênios.
Portanto, você mulher, não faça parte das estatísticas, use o Outubro Rosa a seu favor, se informe e coloque a sua saúde em primeiro lugar.
Clique na foto abaixo e confira a programação completa:
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.