Início Notícia Voltar

Estratégia nas Escolas visa checagem da caderneta e vacinação das crianças e adolescentes

Pais e/ou responsáveis irão receber orientação, para que levem a caderneta de vacinação dos seus filhos até sua unidade de saúde de referência

25/03/2024 14:03 por Maira Kempf


CapaNoticia

Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília


 




Por orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Santo Augusto está realizando uma Estratégia nas Escolas, para a checagem da caderneta e vacinação.

Em entrevista à Rádio Querência, a enfermeira e responsável pelo setor de imunizações, Patricia Polo, informou que os pais irão receber uma orientação, para que levem a caderneta de vacinação dos seus filhos até sua unidade de saúde de referência, visando a revisão da mesma, principalmente em relação às vacinas como rubéola, poliomielite, sarampo e caxumba, por exemplo. Também serão revisadas vacinas como HPV e meningite.

Essa ação se faz necessária, devido aos índices de vacinação estarem abaixo do recomendado entre crianças e adolescentes, fator que contribuí para o ressurgimento de doenças já eliminadas ou controladas no País, a exemplo do sarampo, visto que o vírus voltou a circular em 2018. Em 2019, com a disseminação significativa em vários estados, o País perdeu a certificação de “país livre do vírus do sarampo”, restabelecendo-se a transmissão endêmica da doença. Em Santo Augusto, no ano passado houve um caso suspeito da doença, que foi descartado após a realização de exames.

O alvo desta ação da SMS, serão as crianças e adolescentes menores de 15 anos. Apesar do foco em algumas doenças específicas, a estratégia poderá envolver todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, visando resgatar todas as doses do esquema vacinal que estiverem faltando.



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Sábado Bom Demais

Ouça aqui

91.5 FM

Sabadão da Alegria
89.7
91.5