Cerca de 200 jovens de 15 a 19 anos podem garantir proteção contra o HPV em Santo Augusto
O HPV é responsável por cerca de 99% dos casos de câncer de colo de útero, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda a aplicação em meninas e meninos de 9 a 14 anos de idade.
14/05/2025 15:04 por Maira kempf

Foto: Lúcio Bernardo Jr.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que cerca de 200 jovens, entre 15 e 19 anos, ainda não receberam a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) em Santo Augusto. A imunização gratuita está disponível de segunda a sexta-feira, em todas as unidades de saúde do município.
Um estudo publicado em 2024 na Inglaterra demonstrou que vacinar adolescentes reduz em até 83,9% a incidência de câncer de colo de útero e em 94,3% as lesões pré-malignas. No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda a aplicação em meninas e meninos de 9 a 14 anos de idade.
Segundo a coordenadora de imunizações de Santo Augusto, Patrícia Polo, esses 200 jovens não receberam a dose na faixa etária preconizada, por isso, o município tem adotado estratégias para localizá-los, mas, na última campanha de multivacinação, não houve procura por parte desse público.
O HPV é responsável por cerca de 99% dos casos de câncer de colo de útero, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Dados de um estudo da revista Saúde Pública, realizado com mais de 2.500 pacientes em São Paulo e Campinas, mostram prevalência de 27,1% de infecções de alto risco em mulheres abaixo de 25 anos — reforçando a necessidade de vacinação precoce.
A vacina está disponível em qualquer sala de vacina do município, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Pais e responsáveis devem levar documento de identidade do jovem e cartão de vacinação.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.