Hospital de Caridade de Crissiumal recebe intervenção do Município
Ato foi oficializado na manhã desta terça-feira (5) com apoio da Brigada Militar
05/08/2025 08:27 por Maira kempf

Foto: Guia Crissiumal
A Administração Municipal de Crissiumal promove na manhã desta terça-feira (5) a intervenção no Hospital de Caridade de Crissiumal. A Brigada Militar acompanha a ação. A intervenção será pelo período de seis meses, podendo ser prorrogada por igual período caso necessário. O interventor nomeado foi Giani Antonio Leichtweis Maldaner.
Além de funções administrativas, o interventor também “deterá todas as atribuições de direção da instituição”. Em decorrência do decreto de intervenção, ficam os integrantes da atual diretoria bem como o administrador afastados das atividades.
O ato foi oficializado por meio de decreto assinado pelo prefeito Marco Aurélio Nedel que declara “situação anormal na área da saúde hospitalar do município de Crissiumal e intervém no Hospital de Caridade de Crissiumal, com vistas à preservação da manutenção da assistência médico hospitalar no município”.
O decreto considera que a situação financeira do Hospital de Caridade apresenta déficit mensal que tornam a execução dos serviços temerária. É citado no documento ainda a “necessidade de promover debate visando a reforma do estatuto da instituição a fim de atender às exigências legais vigentes”.
A publicação adiciona recomendação enviada anteriormente pelo Ministério Público. No documento, o MP recomenda ao município a tomada de providências para “restabelecer e assegurar o funcionamento regular e contínuo do Hospital de Caridade de Crissiumal”.
Um pedido de providências enviado através de proposição coletiva da Câmara de Vereadores de Crissiumal também foi anexado ao decreto. O pedido é assinado pelos vereadores Suelen Cocco, Paulo Cavalcanti Silva Neto, Elizerio Santos Espanhol, Valerio Ruppenthal, Gilberto Volpatto e Vilmar Dutra.
Durante a vigência da intervenção caberá ao interventor convocar a realização de eleição para a nova diretoria do Hospital de Caridade de Crissiumal, nos termos do estatuto social.
Abaixo, confira o decreto na íntegra:
Fonte: Rádio Alto Uruguai
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.