Início Notícia Voltar

Governo do Estado habilita centro do TEAcolhe em Coronel Bicaco 

O serviço possui salas de atendimento em psicopedagogia, psicologia, fonoaudiologia, nutrição, assistência social, medicina, fisioterapia, educação física, devidamente equipadas e contando com profissionais qualificados nessas áreas. 

11/08/2025 08:09 por Maira kempf


CapaNoticia

A unidade de Coronel Bicaco será o 54º CAS habilitado no TEAcolhe no Estado - Foto: Arthur Vargas/Ascom SES


 

Cumprindo agenda na região no sábado (9/8), a secretária da Saúde, Arita Bergmann assinou a portaria que habilita a implantação do Centro de Atendimento em Saúde (CAS) do Programa TEAcolhe em Coronel Bicaco, na 15ª Coordenadoria Regional de Saúde. O serviço será implementado na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). 

A unidade de Coronel Bicaco será o 54º CAS habilitado no TEAcolhe, programa que faz parte da Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O serviço, cujo diferencial será a oferta de atendimento à população indígena, será referência para a região, juntamente com o CAS da Apae de Constantina e o CAS da Apae de Palmeira das Missões.

Arita falou que o governo estadual tem intenção de destinar recursos do SUS Gaúcho, que será lançado em breve, para as Apaes, fortalecendo o TEAacolhe. “Vamos incluir na nossa tabela um valor diferenciado para pagar às Apaes do RS, para que as equipes tenham condições de trabalho e possam ampliar a sua contratualização com o Estado", detalhou.

O atendimento multiprofissional qualificado prevê a redução do tempo e da distância de deslocamento para os usuários. O serviço possui salas de atendimento em psicopedagogia, psicologia, fonoaudiologia, nutrição, assistência social, medicina, fisioterapia, educação física, devidamente equipadas e contando com profissionais qualificados nessas áreas. 

A presidente da Associação dos Pais e Amigos de Crianças com TEA, Potira Guimarães, afirmou que o CAS representa a possibilidade de desenvolvimento daqueles que se encontram no espectro autista. “Esse investimento não é apenas nas crianças, mas nas famílias. A maior dor dos pais é saber que há tratamento e não ter acesso a ele. Com a vinda das terapias par cá, nós conseguimos sonhar com um futuro melhor para nossos filhos. As terapias fazem a diferença”, acrescentou.

Os municípios que serão beneficiados são: Barra Funda, Boa Vista das Missões, Braga, Cerro Grande, Chapada, Constantina, Coronel Bicaco, Dois Irmãos das Missões, Engenho Velho, Gramado dos Loureiros, Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Miraguaí. Nova Boa Vista, Novo Barreiro, Novo Xingu, Palmeira das Missões, Redentora, Ronda Alta, Rondinha, Sagrada Família, São José das Missões, São Pedro das Missões, Sarandi, Três Palmeiras e Trindade do Sul. 

Portal do Estado RS



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Jornal do Meio Dia

Ouça aqui

91.5 FM

Giro de Informações da 91
89.7
91.5