RS registra surtos de meningite| Em Santo Augusto, 26 crianças e adolescentes ainda não foram vacinados com ACWY
Santo Augusto não registrou casos de meningite em 2025, mas a Secretaria Municipal de Saúde alerta que 26 crianças e adolescentes ainda não receberam a vacina meningocócica ACWY, essencial para a prevenção da doença.
02/10/2025 15:04 por Maira kempf

Santo Augusto não registrou casos de meningite em 2025, mas a Secretaria Municipal de Saúde alerta que 26 crianças e adolescentes ainda não receberam a vacina meningocócica ACWY, essencial para a prevenção da doença. As vacinas estão disponíveis diariamente nas salas de vacinação do município.
Enquanto isso, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) emitiu alerta após o número de casos confirmados de meningite no Rio Grande do Sul em 2025 superar o total do ano passado. Até 13 de setembro, foram registrados 57 casos, contra 53 em 2024, com sete óbitos contabilizados, o mesmo número do ano anterior.
De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), dois surtos estão ativos: um em Pelotas, pelo sorogrupo Y, e outro em Bento Gonçalves, pelo sorogrupo B. Em Canguçu, foram registrados dois casos do sorogrupo Y, com um óbito confirmado. As regiões de Palmeira das Missões, Caxias do Sul e Pelotas concentram a maior incidência da doença.
Situação da vacinação em Santo Augusto
Meningo C: cobertura de cerca de 98%.
Meningo ACWY: cobertura de 60%.
De 1º de janeiro a 2 de outubro de 2025, 152 doses da ACWY foram aplicadas em pessoas de 1 a 14 anos. Ainda, 26 crianças e adolescentes dessa faixa etária precisam se vacinar para garantir a proteção completa.
Vacina Meningocócica ACWY
A ACWY é uma das principais ferramentas de prevenção contra a meningite causada pelos sorogrupos A, C, W e Y do Neisseria meningitidis. No Brasil, o imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, disponibilizado gratuitamente pelo SUS.
A vacinação é indicada para:
Bebês a partir de 12 meses, com dose de reforço.
Adolescentes de 11 a 14 anos, garantindo proteção durante a fase escolar e reduzindo a circulação da bactéria na comunidade.
Importância da prevenção
A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem cérebro e medula espinhal. A forma bacteriana é a mais grave, podendo causar hospitalizações, sequelas e morte.
Principais sintomas:
Febre acompanhada de rigidez de nuca
Confusão mental
Convulsões
Erupções cutâneas
Outros sinais neurológicos
Em crianças menores de dois anos, atenção para:
Irritabilidade
Choro persistente
Abaulamento da fontanela (inchaço da moleira)
As autoridades de saúde reforçam a importância da vacinação e orientam procurar atendimento imediato em caso de sintomas suspeitos.
Mais proteção na rede privada
A vacina meningocócica B, que protege contra o sorogrupo B, não está disponível no SUS, sendo oferecida apenas na rede privada.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.