Sexta-feira será de chuva e com chance de temporais no RS
Temperatura sobe em comparação aos dias anteriores e traz a sensação de abafamento em grande parte do território gaúcho
03/10/2025 07:20 por Maira kempf

Porto Alegre deve ter pancadas de chuva durante a tarde. Félix Zucco / Agencia RBS
A chuva volta a se espalhar por todo o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (3). Conforme a previsão da Climatempo, há ainda potencial para temporais na metade norte do Estado.
O cenário é motivado pela atuação de uma área de baixa pressão atmosférica combinada a um fluxo de umidade e calor vindo do norte do país, que impulsiona a formação de nuvens carregadas.
Os acumulados podem variar entre 10 e 40 milímetros durante o dia no Oeste, nas Missões, na Região dos Vales e na Grande Porto Alegre. Em áreas do Noroeste, do Norte e em parte do Centro e da Campanha, a previsão aponta para 50 a 70 milímetros
A Climatempo aponta que, na Capital, são esperadas pancadas de chuva isoladas apenas à tarde. Na Serra, o tempo permanece instável ao longo da sexta-feira, com precipitação e possibilidade de temporal a qualquer hora do dia.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, há também previsão de rajadas de ventos com velocidade entre 50 e 70 km/h no Litoral Médio e no Norte.
Já a temperatura sobe um pouco mais em comparação aos dias anteriores e traz a sensação de abafamento em grande parte do território gaúcho.
A máxima chega a 26ºC no Estado, mas para em 22ºC em Porto Alegre. A menor mínima do dia fica na casa dos 11ºC, nos Campos de Cima da Serra.
Máxima prevista
- Barra do Quaraí: máxima de 26ºC e mínima de 17ºC
- Itaqui: máxima de 26ºC e mínima de 18ºC
- Uruguaiana: máxima de 26ºC e mínima de 18ºC
Mínima prevista
- São José dos Ausentes: máxima de 18ºC e mínima de 11ºC
- Cambará do Sul: máxima de 17ºC e mínima de 14ºC
- Vacaria: máxima de 18ºC e mínima de 14ºC
Tendência para os próximos dias
No sábado (4), a entrada de umidade e calor mantém o tempo instável. Há previsão de pancadas de chuva entre a madrugada e a manhã nas regiões norte e leste do Estado, com possibilidade de atingirem forte intensidade. Mas perdem força à tarde.
Outro destaque do dia fica para a temperatura: o calor volta a predominar, diante da influência de uma pré-frontal — intensificação do ar quente antes da chegada de uma frente fria, prevista para adentrar o RS no domingo (5).
Com o deslocamento do sistema meteorológico no Estado, o cenário chuvoso se mantém. Não se descarta a ocorrência de novos temporais, especialmente nas cidades de fronteira.
GZH
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.