Atletas da APAE de Crissiumal representam o estado nas Paralímpiadas Escolares em São Paulo
Diego Rafael Ramos dos Santos e Henrique Samuel Cerri Dorneles conquistaram as vagas após destaque nas seletivas estaduais. Competição é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro
18/11/2025 13:58 por redação
Atletas crissiumalenses e o treinador. (Foto: Divulgação/APAE de Crissiumal)
O mês de novembro é especial para o esporte da APAE de Crissiumal. Isso porque, os atletas Diego Rafael Ramos dos Santos e Henrique Samuel Cerri Dorneles, ambos de 16 anos, representarão além da instituição, Crissiumal e o Rio Grande do Sul em São Paulo, nas Paralímpiadas Escolares organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Os atletas são treinados pelo educador físico Vinicius Alencar Kroth.
Diego conquistou sua vaga na etapa nacional com destaque nos 100m rasos e no salto em distância, onde obteve medalhas de bronze no estadual. Já Henrique foi campeão estadual no arremesso de peso e no tênis de mesa. Como pôde disputar apenas uma modalidade na etapa nacional, treinador e o atleta optaram pelo tênis de mesa.
Nesta segunda-feira (17) foi a vez de Diego, da turma EJA, realizar o embarque no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, junto com a delegação do Rio Grande do Sul rumo a São Paulo. Na próxima segunda (24), será a vez do embarque de Henrique para a capital paulista.
As Paralimpíadas Escolares reúnem 2.056 atletas, representando as 27 unidades federativas do país, no Centro de Treinamento Paralímpico (CT) em São Paulo. As disputas da primeira semana ocorrem entre esta quarta (19) e sexta-feira (21). Nesta fase, serão realizadas as provas de atletismo, basquete 3×3 em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, taekwondo, tênis em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas.
Já na semana seguinte, de 26 a 28 de novembro, será a vez dos atletas entrarem em ação na natação, vôlei sentado, futebol PC (paralisados cerebrais), judô, badminton, tênis de mesa e bocha.
(Foto: Divulgação/APAE de Crissiumal)
Fonte: Rádio Alto Uruguai
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.




