MEC anula três questões do Enem 2025 e aciona Polícia Federal para investigar possível vazamento
Estudante teria antecipado questões em live. Segundo o MEC, houve similaridade pontual entre os itens apresentados e os aplicados, o que motivou a medida
18/11/2025 16:14 por Maira kempf
Segundo dia de provas do Enem ocorreu no último domingo. Angelo Miguel / MEC / Divulgação
O Ministério da Educação (MEC) anulou três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 após suspeita de vazamento. A Polícia Federal foi acionada para investigar o caso.
A situação envolve supostamente Edcley Teixeira, que atua em curso preparatório, e transmitiu em suas redes sociais uma live com correções de questões praticamente idênticas às aplicadas na prova, cinco dias antes do exame. Segundo o MEC, a equipe técnica responsável pela montagem das provas identificou similaridades pontuais entre os itens divulgados e os aplicados, o que motivou a anulação.
Segundo g1, os rumores de vazamento de questões do Enem começaram na noite de segunda-feira (17), dia seguinte à aplicação das provas de matemática e ciências da natureza, no domingo (16).
Teixeira afirma que participa dos pré-testes realizados pelo Inep, instituto responsável pelo Enem, e que consegue lembrar de detalhes das perguntas. Com base nisso, ele oferece aulas on-line como curso preparatório. Em uma das questões apresentadas na live, quatro das cinco alternativas eram idênticas às da prova oficial, incluindo a resposta correta. Outro exemplo citado envolve uma pergunta sobre ruído sonoro, com todos os elementos reproduzidos fielmente.
O Inep reforçou, em nota publicada no site do MEC, que nenhuma questão foi apresentada exatamente como na prova de 2025 e que os protocolos de segurança foram cumpridos em todas as etapas do exame. A metodologia utilizada, baseada na Teoria da Resposta ao Item (TRI), exige que os itens sejam previamente testados, o que pode explicar a semelhança entre os conteúdos.
Ainda segundo Teixeira, que se intitula estudante, ele teria tido acesso antecipado a questões do Enem de 2023 e 2024, que também foram trabalhadas em seu curso. A Polícia Federal foi acionada para investigar a autoria e a conduta na divulgação das questões, além de apurar possível quebra de confidencialidade.
O que diz o Inep
"1- O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirma a isonomia, lisura e validade das provas do Enem 2025.
2 - Ao identificar relatos de antecipação de questões similares às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, a equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens aplicados na prova.
3 - O Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para apuração de seus resultados. A metodologia demanda que os itens sejam pré-testados. Os estudantes que participam de pré-testes têm contato com itens que podem vir a compor o Enem em alguma edição.
4 - Nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025 do exame. Na divulgação observada nas redes sociais, foram identificadas similaridades pontuais entre os itens.
5 - A Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e autoria na divulgação das questões e garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida.
6 - O Inep promove diversas estratégias para calibrar as questões que compõe o Banco Nacional de Itens e podem ser usadas na elaboração das provas do Enem. Os processos envolvem rigorosos protocolos de segurança, que foram cumpridos em todas as etapas do exame."
GZH
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.



